sábado, 18 de março de 2023

Exposição sobre tubarões, promovida pela Prefeitura do Jaboatão, atrai atenção da população

Foto: Matheus Britto/PMJG

A Prefeitura do Jaboatāo dos Guararapes, promoveu, neste sábado (18), uma ação de conscientização na Igrejinha de Piedade, com apoio das universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE).  Uma exposição mostrando algumas espécies de tubarão, além de outros animais marinhos atraiu a atenção dos frequentadores e moradores do entorno da orla. O prefeito Mano Medeiros compareceu à ação e comentou o quão importante é levar informação e conhecimento à população. 

Foto: Matheus Britto/PMJG

"Trouxemos essa exposição até à Igrejinha de Piedade e percebemos que a população entendeu a nossa proposta, que é da conscientização. As pessoas se interessaram pelo tema e entenderam que é pertinente respeitar o habitat dos tubarões. Vamos realizar outras ações como esta", comentou o prefeito. 

A secretária executiva de Meio Ambiente do Jaboatão, Ana Paula Pontes, enfatizou a necessidade de se manter o meio ambiente equilibrado. "O ser humano precisa ter a consciência que o mar é o habitat dos animais marinhos e que o tubarão equilibra o oceano. Podemos aproveitar a praia, respeitando o espaço deles", comentou a gestora.

O professor universitário da UFRPE e coordenador do Núcleo de Educação Ambiental Fabio Hazin, Paulo Oliveira, destacou a questão de se trabalhar a educação ambiental com todos os atores da sociedade. "Quando falamos em trabalho de educação ambiental, temos que pensar desde as crianças até os idosos. Só assim teremos a mitigação desses incidentes", explicou o educador.

Foto: Rodrigo Baltar/PMJG

Alunos da Escola Municipal Natividade Saldanha, de Cajueiro Seco, também tiveram a oportunidade de participar da exposição e saber mais a respeito dos hábitos e os cuidados para evitar incidentes com tubarões. Todos ficaram atentos às explicações dos pesquisadores e estudantes de ambas as universidades.

Foi o caso de Jéssica Dayane da Silva, do 9º ano, que não parava de observar os itens expostos. "Achei bem interessante porque aprendemos que devemos respeitar o local que os tubarões vivem. As pessoas têm que se conscientizar que nesse trecho é proibido banho de mar", alertou.






Passagens de comandos de unidades da Polícia Militar de Pernambuco


A Polícia Militar de Pernambuco realizou, na tarde desta sexta-feira (17/03), as primeiras passagens de comando de unidades operacionais na gestão do atual comandante geral, coronel Tibério dos Santos, empossado em 01 de janeiro deste ano. 

No total, serão trinta mudanças em unidades subordinadas à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) , à Diretoria Integrada Especializada (DIREsp), e às Diretorias Integrada do Interior 1 e 2 (Dinter).

Na cerimônia de transmissão de cargo que aconteceu hoje, no Quartel do Comando Geral (QCG), no Derby, ocorreram passagens de onze unidades, sendo seis subordinadas à DIM e cinco à Diresp. 

 O ato solene foi presidido pelo comandante geral da PMPE, coronel Tibério dos Santos, acompanhado do subcomandante, coronel Marcos Ramalho, e do chefe do Estado Maior Geral (EMG), coronel Cláudio Lopes.  Demais autoridades civis e militares, dentre elas comandantes e subcomandantes subordinados as duas diretorias também prestigiaram o evento. 

'A mudança se faz necessária em um novo tempo, em um novo momento. A ideia é colocar o profissional certo, no lugar certo, dentro da expertise e experiência que ele possui. Acredito que todo planejamento precisa ser redirecionado, para que a equipe continue avançando. Fica aqui minha gratidão aos comandantes que passaram o comando, pelo apoio,  lealdade e abnegação. E fica também o nosso voto de aplauso aqueles que estão assumindo, pois tem muito trabalho e muitas lutas', disse o coronel Tibério dos Santos


Na próxima segunda-feira (20/03), será a vez das unidades subordinadas à Dinter 1 e 2 realizarem suas respectivas trocas de comando.   Com data a definir, haverá, ainda, a troca de comando do Regimento de Polícia Montada (RPMon), essa importante unidade que, pela primeira vez, será comandada por uma mulher, a tenente-coronel Denize Manso.

As unidades que tiveram mudanças nesta sexta-feira (17) e os novos comandantes foram as seguintes:


DIM:

Comandante do 1º BPM – Tenente Coronel Rogério Manoel

Comandante do 6º BPM – Tenente Coronel Alex Francisco

Comandante do 11º BPM- Tenente-Coronel Flávio França

Comandante do 16º BPM- Tenente-Coronel Hugo Alexandre da Silva

Comandante 25º BPM-Tenente-Coronel Leonardo Viana

Comandante 26º BPM- Tenente-Coronel Mauricio Freitas


DIRESP:

Comandante da Ciatur- Major Valdemio Correia

Comandante interino do BPRP- Major Davidson Michel 

Comandante BOPE-Tenente Coronel Wambergson Correia Melo

Comandante interino BPRv- Major Arthur Cezar Belos dos Santos

Comandante da Cipoma- Tenente-Coronel Tibério Gentil

sexta-feira, 17 de março de 2023

Prefeitura do Jaboatão promove 1º Seminário de Doenças Raras

Foto: Matheus Britto/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a instituição Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), promoveu nesta sexta-feira (17), o 1º Seminário de Doenças Raras, no auditório da UNIFG, em Piedade. O objetivo foi ampliar o debate sobre o tema e também dar uma maior visibilidade à causa envolvendo crianças com patologias raras.  

O evento contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros, da primeira dama, Andréa Medeiros, e das secretárias de Saúde, Zelma Pêssoa, de Educação, Iany Jardim, e da secretária de Assistência Social, Gentila Guedes, entre outras autoridades. O prefeito Mano destacou a importância de apoiar não somente crianças e adultos acometidos por doenças raras, mas também suas famílias. 

“Estamos empenhados em implementar políticas públicas para atender todo esse público. Nossa gestão, inclusive, instalou o Comitê de Políticas Públicas e Sociais (PPS), que é coordenado por minha esposa, Andréa Medeiros. Temos que caminhar juntos e unir forças para promover a inclusão de todos.  Para isso, precisamos ouvir a população para que ela contribua para o fortalecimento dessas políticas públicas”, afirmou o prefeito. 

Em seguida, a primeira-dama do Jaboatão, Andréa Medeiros, disse que este é apenas o primeiro passo para avançar nessa questão. “É uma causa que temos de acolher antes de tudo. Esse momento é de acolhimento e também de aprendizado junto com vocês. Que esse seja o primeiro de muitos encontros que virão, pois a luta por esta causa é diária”, disse Andréa, acrescentando que, no dia 3 de abril, a gestão municipal irá inaugurar o Núcleo de Atenção Terapêutica (NAT).

Já a secretária de Saúde Zelma Pêssoa comentou que a Prefeitura do Jaboatão tem o olhar diferenciado para as políticas públicas e sociais. “Este primeiro seminário é um momento de estruturação e atenção que a prefeitura e suas secretarias, junto com a sociedade civil, estão dando às pessoas com doenças raras. A luta é para que tenhamos uma mudança em relação ao atendimento, com maior acolhimento e maior cuidado, tanto para os pacientes quanto para as famílias”, colocou a secretária.

A coordenadora geral da AMAR, Pollyana Dias, disse que foi dado mais um passo, no município, para que as pessoas com doenças raras sejam incluídas e tenham acesso aos serviços de atenção básica. “É muito importante a participação dos gestores municipais. Esse é um momento de unirmos forças, junto com o poder público e a sociedade civil para darmos visibilidade a causa das pessoas com doenças raras”, explicou ela. 

A dona de casa Amanda Justino, que tem uma filha de 8 anos atendida  pela AMAR, também participou do seminários e falou sobre a importância desse apoio. “Fomos bem acolhidas por toda a equipe. Hoje, sou voluntária da instituição e tenho muito gratidão pelo trabalho desenvolvido lá”, comentou Amanda. Atualmente, a AMAR conta com 270 voluntárias somente no Jaboatão.

Prefeitura do Jaboatāo, UFPE e UFRPE fazem ação de conscientização na orla de Piedade, neste sábado

Fotos: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatāo dos Guararapes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizarão ação de conscientização, das 10h às 14h deste sábado (18), na Praia de Piedade, sobre os cuidados que os frequentadores da orla devem tomar, principalmente no trecho onde está proibido o banho de mar. O evento terá palestras e exposição do Museu de Oceanografia da UFPE, coleção de organismos de zooplâncton da UFRPE e coleção de tubarões do Núcleo de Estudos Marinhos. Estudantes da rede municipal também participarão da ação educativa que acontecerá em frente à Igrejinha de Piedade.

O objetivo será discutir assuntos referentes ao ambiente marinho, reconhecendo como habitat natural dos tubarões e dos demais animais e organismos. Os palestrantes também falarão sobre os principais impactos que afetam o funcionamento e a estrutura desses ecossistemas. 

Em Jaboatāo há um decreto em vigor, desde julho de 2021, que proíbe o banho de mar num trecho de 2,2 km e a ação educativa tem a meta de conscientizar as pessoas de que não devem entrar no mar onde não é permitido. E já está em curso campanha de orientação a respeito dos cuidados em geral com o comportamento no uso das praias.




Escolas 

Como parte das atividades de conscientização, a Prefeitura do Jaboatāo deu início, nesta sexta-feira (17), a palestras em escolas da rede municipal, com a participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Bem-estar Animal e da Secretaria de Educação. A primeira foi dada aos estudantes da Escola Municipal Nossa Escola, do bairro de Candeias, e contou com as presenças dos personagens Pitombinha e Tubarão.

A secretária de Bem-Estar Animal, Carolina Lemos, destacou que, além de não entrar na água onde está proibido, são necessárias outras precauções. “Evitem tomar banho de mar usando brincos, pulseiras, relógios ou qualquer objeto que brilhe. Também usem os banheiros e não joguem lixo tanto na água, quanto na areia, porque isso tudo atrai os tubarões”, explicou.

A chefe do Núcleo de Estudos Marinhos, Marília Sequeira, alertou que todos devem respeitar o habitat natural dos animais marinhos. “É da natureza dos tubarões ter sentidos aguçados. Eles ouvem a uma distância de um quilômetro, sentem cheiro a 100 metros de distância e há espécies que vivem próximas à praia. Por isso todos nós precisamos conhecer o comportamento do animal e saber como vivem para evitar incidentes”, ressaltou.

O chefe do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos, Adriano Artoni, falou sobre as ações que a Prefeitura do Jaboatāo vem fazendo, a exemplo da instalação de placas de alerta e da equipe que foi reforçada para fiscalizar e orientar os frequentadores da praia. “É preciso obedecer às orientações e não entrar no mar onde é proibido. Há muita coisa boa que se pode fazer na praia além do banho”, disse.  Artoni ainda lembrou que a orla do Jaboatāo é um dos principais destinos das tartarugas marinhas e é fundamental que os ninhos sejam protegidos.

Riahana Izabel, aluna do 9º ano da Nossa Escola, disse que mora em Candeias e já tinha alguns cuidados quando ia à praia, mas que agora a precaução será maior. “Essas orientações que nos passaram foram muito importantes, porque o mar não tem só tubarões. Precisamos saber o momento e o lugar certo para entrar na água. Ali é o ambiente do tubarão, errado é a gente querer entrar no habitat deles, mas ainda há pessoas que insistem em invadir”, salientou a estudante.

quinta-feira, 16 de março de 2023

Caravana Mais Jaboatão presta atendimento nas comunidades da Portelinha e Betel

Fotos: Leandro Santana/PMJ

O projeto Caravana Mais Jaboatão chegou, nesta quinta-feira (16), às comunidades da Portelinha e Betel, no bairro da Muribeca. Os moradores foram contemplados com diversos serviços oferecidos pela prefeitura, tais como corte de cabelo, higiene bucal, vacinação contra a Covid, emissão de documentos, atendimento médico/odontológico, limpeza de pele, entre outros. O prefeito Mano Medeiros percorreu as unidades móveis onde aconteciam os atendimentos e conversou com diversos moradores.

Mais uma vez, a nossa gestão chega junto à população. A cada quinta-feira, oferecemos diversos serviços públicos aos jaboatonenses. Esse também é o momento de ouvir as demandas dos moradores, e ouvi deles algumas solicitações pertinentes. Por conta disso, iremos marcar uma reunião, na próxima semana, na Associação dos Moradores da Portelinha, com a participação do secretariado municipal. Depois disso, daremos alguns encaminhamentos em relação às solicitações dessas duas comunidades”, comentou o prefeito.




A dona de casa Maricleide Maria da Silva, que reside na Portelinha, tomou conhecimento de que haveria oferta de serviços na comunidade e não perdeu tempo. “Estava precisando tirar a segunda vida do meu cartão SUS e também me consultar com um clínico médico. Consegui resolver as duas coisas. Achei muito boa essa ação da prefeitura na comunidade”, comentou  a moradora. 

Jaboatão anuncia seleção simplificada para Assistência Social

Foto: Chico Bezerra/PJG

 
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, abrirá inscrições para o processo de seleção simplificada de contratação de 84 profissionais. Os interessados devem se inscrever entre os dias 20 de março e 10 de abril, no site da empresa organizadora www.processoseletivoabdesm.com. O salário para nível médio é de R$ 1.302 e para portadores de curso superior, R$ 2.892,40. As taxas de inscrição são de R$ 32,50 e R$ 47,00, respectivamente.
 
Os candidatos concorrerão a 40 vagas de visitador, 18 de assistente social, 8 de psicólogo, 8 de educador cuidador, 5 de educador social, 3 de pedagogo e 2 de advogado. O processo seletivo será realizado em uma etapa para análise da experiência profissional e de títulos pela organizadora sob supervisão da Comissão Coordenadora.
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania informa que os contratos temporários terão validade de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período. No ato de inscrição, os candidatos devem anexar os documentos exigidos no edital do processo de seleção simplificada. Mais informações podem ser conferidas na edição do Diário Oficial do Jaboatão dos Guararapes publicada nesta quinta-feira (16).

quarta-feira, 15 de março de 2023

Prefeitura do Jaboatão sedia curso para Defesa Civil sobre Gerenciamento em desastres

Fotos: Chico Bezerra/PJG 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes sediou, nesta quarta-feira (15), o curso de Gerenciamento em Desastres na Região Metropolitana do Recife (RMR) para servidores da Defesa Civil. A capacitação envolveu, além de servidores do Jaboatão, coordenadores, gerentes e chefes de núcleos dos municípios de Olinda, Abreu e Lima, Itapissuma e Cabo de Santo Agostinho. O objetivo foi aprimorar o nível técnico de atuação e integração das defesas civis para que as equipes possam agir da melhor maneira possível nos casos de grandes emergências.

A solicitação do curso foi feita pela Defesa Civil do Jaboatão junto à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, por conta das ocorrências de chuvas registradas, no município, no ano passado. A capacitação foi realizada no Complexo Administrativo da prefeitura.

O prefeito Mano Medeiros disse que a gestão tem se esforçado em  buscar mais recursos públicos, junto aos governos estadual e federal, para investir ainda mais em planejamento e execução de ações preventivas antes do período das chuvas. “Essa capacitação de hoje é mais uma ferramenta que estamos lançando para reforçar o trabalho tão eficiente e incansável da Defesa Civil do nosso município. Nossas equipes vêm monitorando sistematicamente as áreas de risco e orientando a população em relação aos desastres”, ressaltou o gestor.

Na primeira parte do curso, os participantes se debruçaram sobre questões teóricas a respeito de ocorrência de desastres, postos de comando para atuar em incidentes e ferramentas utilizadas para gerir os sinistros. Na segunda e última etapa da capacitação, foi feito um exercício prático  com os participantes para que eles apontassem soluções diante de uma determinada situação de desastre.


Uma das participantes do curso, a técnica de Edificações da Regional 2 do Jaboatão, Treyce Correia aprovou a ação promovida pela prefeitura. “Adorei o curso, principalmente a dinâmica de planejamento. Muito útil pra gente”, elogiou Treyce.

Diante das respostas, o coordenador do curso, o gerente da Escola de Defesa Civil do Estado, Major BM Roberto Menezes, fez suas observações e apontou a melhor forma de atuar em desastres. “Durante essa capacitação destacamos a importância da montagem do posto de comando de operação, a segurança das equipes no local, atribuições de cada secretaria municipal com base no plano de contingência, assim como o uso coerente de todos os meios para resolver o desastre”, destacou o coordenador.

No dia 5 de abril, a Defesa Civil do Jaboatão irá sediar mais um curso de Gerenciamento em desastres, com a participação de outros municípios da RMR.

Prefeitura do Jaboatão firma parceria com o Sebrae para agilizar abertura de empresas

Foto: Leandro de Santana/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Sebrae firmaram uma parceria com objetivo de adequar o sistema de abertura de empresas à nova Lei do Ambiente de Negócios de número 14.195/2021, bem como aperfeiçoar o Estatuto das Micro e Pequenas Empresas, da Lei Complementar 123/2006), de acordo com as necessidades do município. A partir daí, será possível aprimorar e dar mais eficiência ao processo de abertura de pequenas e micro-empresas. A reunião realizada no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros, do secretariado municipal e de representantes do Sebrae. 

Foi definido que uma equipe do Sebrae prestará consultoria aos servidores da Prefeitura do Jaboatão por um período de 90 dias. Durante esse tempo, serão trabalhadas as adequações das recentes legislações em prol de políticas públicas de simplificação e automatização de processos, criando um ambiente favorável, principalmente, para o pequeno e médio empreendedor. 


De acordo com o prefeito Mano, a meta é reduzir significativamente as exigências burocráticas para abertura de empresas dentro do município e garantir mais benefícios para os proprietários de micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais. “Com essa parceria firmada com o Sebrae, temos a certeza de que iremos dar mais oportunidade ao empreendedorismo, promovendo mais competitividade para os negócios e, consequentemente, um maior desenvolvimento econômico para o nosso município”, pontuou o gestor. 


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Jaboatão, Francisco Papaleo, disse que a intenção dessa parceria é atingir uma eficiência máxima para abertura e constituição das empresas e ampliação dos negócios. “Vamos promover a unificação de sistemas, centralizar documentos e ainda aderir à automatização de processos já existentes na Junta Comercial de Pernambuco. Isso irá agilizar o tempo de abertura de empresas, no Jaboatão”, ressaltou. 


A consultora de Ambiente de Negócios do Sebrae Nacional, Suely Lira, se mostrou entusiasmada com a parceria firmada. “O nosso trabalho visa melhorar o ambiente de negócios no município. Queremos tornar Jaboatão ainda mais atrativo nos empreendimentos”, comentou ela. Por fim, haverá um grupo de trabalho formado por servidores municipais e técnicos do Sebrae que irão discutir e planejar as ações.

Anderson Ferreira anuncia Izabel Urquiza no comando do PL Mulher

Foto: Divulgação

O presidente estadual do Partido Liberal, Anderson Ferreira, anunciou Izabel Urquiza no comando do PL Mulher, convicto que sua missão será contribuir para o fortalecimento da sigla no Estado. Izabel foi candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Anderson, no ano passado, e com o resultado expressivo em Olinda passou a ter seu nome credenciado para as eleições municipais de 2024. 

“Conversei com Izabel sobre o desafio que temos de aumentar a participação das mulheres nos movimentos políticos em Pernambuco, um estado onde mais de 50% do eleitorado é formado por mulheres. E fiz o convite para ela assumir o PL Mulher por conhecer a força dessa olindense que tem muitos serviços prestados. Fico feliz por Izabel já estar empenhada nesse projeto de fortalecimento do PL”, ressaltou Anderson Ferreira.

terça-feira, 14 de março de 2023

Prefeito Mano Medeiros comemora Selo Ouro do Portal da Transparência do Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes conquistou o Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública, no Levantamento Nacional de Transparência Pública, divulgado nessa segunda-feira (13). A análise foi realizada no período de maio a novembro de 2022, pelo Sistema Tribunais de Contas, envolvendo portais da transparência de 8.019 instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o País, e o Portal do Jaboatão alcançou índice de 86,99%. O prefeito Mano Medeiros comemorou o resultado, destacando a importância de colocar as informações da gestão municipal à disposição dos jaboatonenses.

“A Prefeitura do Jaboatão vem mantendo a tradição de ter o Portal da Transparência entre os melhores do Brasil. É um compromisso da nossa gestão deixar claro como os recursos públicos estão sendo aplicados em prol da população. E quando conquistamos o reconhecimento de uma entidade que representa os tribunais de contas de todo o País, mostra que todos os cuidados que tomamos estão dando resultado. Mas continuamos avançando e temos a certeza de que, no próximo levantamento, o nosso Portal vai aparecer com índices ainda mais altos”, ressaltou Mano.

Os portais da transparência foram avaliados a partir de 106 critérios estabelecidos no Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), tais como: informações sobre receitas, despesas, processos licitatórios, contratos, informações sobre recursos humanos, acessibilidade, serviço de informação ao cidadão, ouvidoria, entre outros.Os dados estão disponíveis para consulta pública no site Radar da Transparência Pública, no link https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/panel.html

domingo, 12 de março de 2023

Prefeitura está atenta à economia da orla do Jaboatão

Fotos: Chico Bezerra/PMJG

O trabalho de fiscalização e conscientização por parte da Prefeitura do Jaboatão, no trecho  de 2,2 km da orla de Piedade que está interditado, continuou neste domingo. O prefeito Mano Medeiros circulou pelo trecho interditado para o banho de mar e conversou com os comerciantes e frequentadores da praia. O gestor se mostrou preocupado em proteger a vida das pessoas e também sensível quanto à questão da economia local e com os comerciantes que tiram o sustento da praia.

"É importante frisar que a praia permanece aberta para nossa população. Por isso, continuem prestigiando a nossa orla, pois é importante para a economia local e também para o sustento dos comerciantes. Outra questão fundamental é que as pessoas se conscientizem de que podem vir à praia, mas não podem adentrar no mar. Temos que continuar usufruindo da nossa orla de maneira consciente. É bom para os banhistas, turistas, comerciantes e também para a economia do Jaboatão", frisou o prefeito, acrescentando que em breve terá início a nova etapa da requalificação do calçadão.


Uma equipe de 50 pessoas, entre bombeiros civis, guardas municipais, do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e divulgadores vêm atuando em Piedade com apoio de 2 quadriciclos, na ação de conscientização junto à população. Além disso, 20 placas foram instaladas na orla pela Prefeitura do Jaboatão, alertando sobre o risco de ataques de tubarão no trecho próximo à Igrejinha de Piedade. Apesar dos avisos, um rapaz cujo nome não foi divulgado entrou num trecho de mar, nas imediações do Hotel Barramares, mas logo saiu da água, após receber a orientação de guardas municipais.

A turista de Minas Gerais, Renata Mendes, escolheu a orla de Jaboatão para tirar uns dias de férias e disse que já tinha conhecimento da interdição para o banho de mar. "É muito importante esse trabalho de sensibilização que a prefeitura do município está fazendo aqui. Agora, a população precisa se conscientizar dessa proibição do banho de mar nesse trecho", atestou a mineira. 

No último sábado, o prefeito Mano Medeiros junto com as equipes,  percorreram o trecho da praia de Piedade, onde conversaram com banhistas e comerciantes a respeito da ação preventiva da prefeitura. A fiscalização prossegue nesta segunda-feira.