sábado, 2 de setembro de 2023

Prefeito Mano Medeiros comanda 3º Bate Papo Regional, no Jaboatão

Fotos: Leandro de Santana/PJG

A terceira edição do Bate Papo Regional aconteceu, neste sábado (2),  no bairro de Guararapes, comandado pelo prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros. A ação faz parte da programação de escuta popular que o gestor jaboatonense vem imprimindo no município, a fim de apresentar as realizações já feitas nas comunidades e também ouvir as demandas da população. Mano, que contou com a presença de todos os secretários municipais, considera que, dessa forma, pode identificar melhor as prioridades de cada localidade do Jaboatão. Além do Bate Papo, os moradores de Guararapes tiveram acesso a cerca de 40 serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura, através do programa Mais Jaboatão.

“Um momento como esse é importante para fazermos um balanço do que já fizemos e ouvir a população. Os desafios do Jaboatão são grandes, mas enfrentamos diariamente, superando as dificuldades. Estamos realizando muitas ações, ouvindo as pessoas e definindo prioridades. Hoje estamos na Regional 7, onde estão os bairros de Guararapes e Jardim Jordão, e vamos em todas as regionais, porque cada bairro e cada comunidade tem as suas próprias necessidades”, ressaltou Mano Medeiros, lembrando que o Bate Papo Regional já foi realizado no Curado IV e em Jaboatão Centro.


Na abertura do evento, o prefeito citou algumas das ações que já contemplaram a Regional 7, como a abertura de três escolas e uma creche, além da reforma de unidades de ensino. Citou também a requalificação de unidades de saúde da família, pavimentação e manutenção de 31 ruas, limpeza de canais e galerias e entrega de 209 certidões de regularização fundiária no Córrego do Balaio.

Mano Medeiros também falou sobre as obras de pavimentação e requalificação de ruas, que já estão em andamento, aplicação de gel polímero nas áreas de encostas, instalação de lâmpadas de LED em quatro mil pontos, em cinco praças, nove campos e quadras de futebol e conclusão do pátio da feira do Jordão e abertura de uma nova creche.

Moradores tiveram a oportunidade de apresentar seus pleitos em questões como infraestrutura, saúde, educação, transporte e apoio ao empreendedorismo. E também ressaltam a importância da Prefeitura do Jaboatão manter esse diálogo direto com a população. “Cada questionamento que ouvimos foi muito importante, porque o diálogo com a população é o nosso principal foco. Muitas realizações já aconteceram, justamente, com essas conversas e é assim que vamos avançar ainda mais”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.


SERVIÇOS

A Escola Municipal Jaboatão dos Guararapes, onde foi realizado o Bate Papo Regional, também serviu de espaço para o mutirão de serviços Mais Jaboatão. Os moradores do bairro de Guararapes puderam realizar exames clínicos e odontológicos, aferição de pressão, inscrição do CadÚnico, tiraram dúvidas sobre direitos dos consumidores, das mulheres e com a Defesa Civil, vacinaram seus pets, entre outros serviços, tudo gratuitamente. Ao todo, foram registrados 2.224 atendimentos.

Dupla é presa com cocaína, arma e munições em Rio Formoso



Policiais militares do BEPI prenderam, no fim da noite de sexta-feira(01), dois homens por tráfico de drogas, posse ilegal de arma e de munições, em Rio Formoso. 

Durante operação especial na cidade da Zona da Mata Sul, o efetivo abordou a dupla e com ela encontrou 531g e outros três pinos de cocaína, uma espingarda e 11 munições calibre 12, 26 munições .40, 33 munições .9mm, dez munições .380, um carregador e material para embalar drogas. 

Dessa forma, os envolvidos e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Palmares, para a adoção das medidas legais cabíveis.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes pavimenta ruas no Loteamento Grande Recife

Fotos: Leandro de Santana/PMJG

O Loteamento Grande Recife, em Cavaleiro, localizado no município do Jaboatão dos Guararapes, foi beneficiado com a pavimentação de três vias. As ruas Jaqueline, Nenufar e João XXIII foram equipadas com sistemas de drenagem para minimizar problemas de alagamentos, calçadas e ganharam iluminação em LED. Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito Mano Medeiros realizou o ato de entrega aos moradores.  Além dos serviços de infraestrutura, a população foi contemplada com um mutirão de serviços gratuitos de saúde e assistência da Caravana Mais Jaboatão.

O Prefeito Mano Medeiros destacou a importância dessas pavimentações para a população. "Estamos muito satisfeitos em entregar essas ruas para a população, pois sabemos que isso não só melhora a infraestrutura, mas também transforma a vida das pessoas. As vias calçadas facilitam o deslocamento, mas também reduzem problemas como alagamentos, proporcionando um ambiente mais seguro e confortável para todos. Essas melhorias refletem nosso compromisso em elevar a qualidade de vida dos nossos cidadãos", afirmou o prefeito.

 

Dona Darcy Santana, moradora da Rua Jaqueline há 30 anos, participou emocionada da cerimônia de corte simbólico do bolo para comemorar a entrega da via. "Estou realmente feliz porque agora poderei desfrutar da minha rua. Esperamos muito por essa obra. Lembro-me de como costumava alagar aqui, e saber que esse problema ficou para trás enche meu coração de gratidão. Agradeço à prefeitura por esse serviço", comentou.

 

A aposentada Carmita Gonçalves, residente da Rua Nenufar, uniu-se à celebração, relembrando as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos e compartilhando sua alegria ao ver o asfalto finalmente em frente à sua casa. "Ter minha rua asfaltada e ser beneficiada com os serviços da Caravana foi maravilhoso. A melhoria na rua proporciona um ambiente mais digno e confortável para todos nós", afirmou.


 



Caravana Mais Jaboatão

 

O mutirão de serviços integrados ofereceu diversos serviços essenciais para os moradores. A comunidade teve acesso a uma ampla variedade de atendimentos médicos e odontológicos, exames de mamografia, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), vacinações, emissão do cartão SUS e orientações fornecidas pelo Procon sobre os direitos do consumidor. Além disso, serviços como cortes de cabelo e medições de pressão arterial e glicose estavam disponíveis para a população.

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Caminhada de conscientização encerrará a Semana da Pessoa com Deficiência no Jaboatão, nesta quinta

Fotos: Leandro de Santana/PJG

Uma grande caminhada de conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência será realizada nesta quinta-feira (31), encerrando as atividades alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência no Jaboatão dos Guararapes. A concentração será a partir das 15h, na praça Dantas Barreto, conhecida como praça do Coreto, no Jaboatão Centro. Os participantes farão o percurso até a Casa da Cultura, na praça Nossa Senhora do Rosário, onde haverá atividades culturais, com apresentações do grupo de maracatu Batuque Apabb e de um trio de forró pé-de-serra, ambos compostos por pessoas com deficiência, além de recreação.


Nesta quarta-feira (30), a programação prosseguiu com a inauguração do Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção em Braille (NAPPB), na Escola Dom Pedro Alcântara, em Sucupira, e apresentação musical da Banda Força Especial do Cervac, no Complexo Administrativo da prefeitura, que emocionou os servidores. O grupo tocou vários ritmos musicais, tais como forró, reggae e MPB. A banda é composta por pessoas com deficiência, que realiza um trabalho de conscientização sobre os direitos desse público, por meio da música.

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância da Semana da Pessoa com Deficiência, que iniciou no último dia 25, promovendo ações que exaltam o protagonismo das pessoas com deficiência no município. “A gestão municipal tem o compromisso de apoiar todos os segmentos da população, em especial as pessoas com deficiência, fomentando políticas públicas que fortaleçam o empoderamento e inclusão. Tivemos uma semana intensa com exposição fotográfica, palestras, roda de diálogos, orientações; exposição de animais silvestres, apresentações culturais, que culminará com uma grande caminhada em Jaboatão Centro, nesta quinta-feira”, falou o prefeito.

Curso gratuito do Detran-PE repassa técnicas e medidas de segurança para motociclistas

Fotos: Peu Ricardo 

As técnicas de pilotagem e atitudes de respeito e cuidado para um trânsito seguro integraram o conteúdo do curso Pilotagem Defensiva, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nesta quarta-feira (30), para condutores habilitados na categoria A (veículos de duas ou três rodas). A capacitação, gratuita, aconteceu no Centro Educacional de Trânsito da Motoparts (CETM), no bairro de São José, Centro do Recife, empresa parceira que cedeu o instrutor.

Com quatro horas/aula, o curso ofereceu parte teórica e prática, desenvolvidas no mesmo local e que permitem aperfeiçoar as competências de pilotagem de motocicletas. Entre as teóricas, situações de risco, postura para evitar sinistros, pilotagem em condições adversas e posicionamento da motocicleta na via. Já na parte prática, estava incluído o ajuste de equipamentos, inspeção preventiva, troca de pneus, circulação, parada e estacionamento.


Em um dos pontos do curso, o instrutor Hugo Oliveira destacou o artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define os equipamentos e posturas de segurança para motociclistas. O uso de capacetes, viseiras, óculos protetores e vestuário de proteção são citados entre eles. A capacitação contou com 21 motociclistas, que receberão, posteriormente, certificados de participação emitidos pelo Detran-PE.


Jéssyca Fernandes, motociclista de aplicativo e futura instrutora de trânsito em uma autoescola, foi uma das capacitadas. Moradora de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e há dois anos portadora da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A, ela procurou o curso para agregar conhecimento, pilotar com mais segurança e da forma correta. “Foi muito proveitoso, aprendi coisas novas como tirar os vícios corporais adquiridos no dia a dia”, apontou.

O curso de Pilotagem Defensiva do Detran-PE tem turmas mensais e as inscrições podem ser feitas pelo site do órgão no link: https://www.detran.pe.gov.br/curso-de-pilotagem-defensiva-recife. Para participar, entre outros requisitos, é preciso ser habilitado na Categoria A e não estar com a CNH suspensa ou cassada. Já para frequentar as aulas é necessário usar calça comprida e sapato fechado. A próxima turma, prevista para o dia 06 de setembro, possui 35 vagas e já está com as inscrições abertas. A capacitação integra as iniciativas do Detran-PE d
e levar mais ações de educação de trânsito para os condutores pernambucanos.

Mutirão de renegociação de débitos é prorrogado até 5 de setembro, no Jaboatão


Foto: Divulgação/PJG 


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes prorrogou, até o dia 5 de setembro, o mutirão de renegociação de débitos judiciais, que vem acontecendo desde o dia 25 no Shopping Guararapes. O Jaboatão Negocia deveria encerrar nesta quinta-feira (31), mas, devido à demanda de contribuintes interessados em regularizar a situação, foi necessário ampliar o prazo. Os atendimentos serão realizados na sexta, sábado, segunda e terça-feira, das 9h às 22h. Entre os benefícios, são oferecidos descontos de até 90% nos juros e multas para quitar as dívidas com IPTU, TLP e ISS. Também são oferecidas vantagens nas negociações com instituições financeiras e bancárias, comércio e fornecedores de serviços.

A ação promovida pela Prefeitura do Jaboatão conta com as participações do Procon, Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); principais instituições bancárias físicas e virtuais; empresas de telefonia, energia elétrica e água, bem como demais fornecedores.

Os consumidores poderão realizar diversas ações, tais como: consultas de eventuais restrições de crédito (SPC e Serasa); consultas e negociações de débitos de IPTU, TLP e ISS (com descontos em cota única e parcelamentos, inclusive em débitos já ajuizados); acordos presenciais e remotos através de negociações diretas com fornecedores (mediante homologações realizadas pelo Procon Jaboatão, bem como apoio e instrução na utilização dos planos Renegocia e Desenrola Brasil. Também podem ser feitas aberturas de reclamações através de Cartas de Informações Preliminares (CIP) aos fornecedores.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Detran-PE altera exame prático de direção veicular no pátio do Recife

O exame prático de direção veicular para a primeira habilitação categoria B, no Recife e Região Metropolitana, foi reestruturado e ficou com uma etapa a menos. Desde julho, a etapa de garagem não faz parte da prova aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), no pátio da sede do órgão, no Recife. A medida foi baseada em estudos técnicos, além de ter respaldo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata sobre provas, tempos e manobras, mas não exige a realização da garagem. Conforme as avaliações que estão em andamento, a modificação poderá ser estendida, ou não, para outros pátios do órgão, localizados no interior.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, as avaliações ainda observam o desempenho do candidato, no entanto, já é possível verificar uma redução do tempo médio total das provas. “Os candidatos que concluíram todo o percurso tiveram uma redução aproximada de 25% na média do tempo anterior, quando a etapa garagem estava incluída”, detalha. Outro ponto verificado foi o índice de aprovação que apresentou um aumento de 3%, comparado ao padrão do exame anterior.



Nos próximos meses os dados serão mais precisos, mostrando uma realidade que vai somar o treinamento nas autoescolas, com mais tempo de aula prática, com a avaliação no pátio de exames. Com a modificação, o teste prático mantém a baliza, o circuito de rua e a rampa. O circuito de rua inclui sinalização semafórica, sinalização horizontal, atenção com ciclistas e pedestres. “A medida permite extrair ao máximo a habilidade técnica do candidato, uma vez que a baliza é o quesito que apresenta maior reprovação”, revela o gerente de Habilitação de Condutores do órgão, Nivaldo Carneiro.


O pátio de exames práticos de direção veicular do Detran sede recebe em torno de 500 candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por dia. Atualmente, o índice de reprovação fica em torno de 55%. Em 2022, o órgão emitiu 77.955 CNH’s. No primeiro semestre de 2023, já foram emitidas 37.790 novas habilitações.



Roda de diálogos, em Jaboatão, enriquece o debate sobre acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência

Foto: Leandro de Santana/PJG 

As ações alusivas à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no Jaboatão dos Guararapes, nesta terça-feira (29), trouxeram como destaques a acessibilidade, direitos e os desafios das pessoas com deficiência. Uma dessas atividades foi uma roda de diálogos realizada no Centro de Reabilitação Francisco Loureiro, em Cavaleiro, com a participação desse referido público, familiares e profissionais de saúde do município. Os relatos enriqueceram o debate e apontaram que houve avanços nos últimos anos, a exemplo do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Entretanto, existem ainda vários obstáculos a serem superados.

O coordenador do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Jaboatão, Felipe Gervásio, disse que é preciso unir esforços para superar as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelo segmento. “Nem todos os locais têm acessibilidade para  pessoas com deficiência e baixa mobilidade, por exemplo. Por isso, temos que construir políticas públicas que garantam mais direitos. Iremos nos deparar com essa e outras dificuldades, mas nem por isso devemos desistir e continuar lutando por mais inclusão”, falou o coordenador.


A diarista Elineide Bezerra, uma das participantes do encontro, tem dificuldade de locomoção por conta da baixa visão, depois que foi diagnosticada com retinose pigmentar, doença genética e degenerativa que atinge a retina, reduzindo a visão. “Com o agravamento da minha doença, tive que parar de trabalhar, já que tenho dificuldade para me locomover por conta da baixa visão. Muitas pessoas não entendem minha limitação. Por isso, precisamos conhecer nossos direitos e lutar por eles”, disse Elineide.

A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue nesta quarta-feira (30), com palestras, oficinas, roda de conversa e a inauguração do Núcleo de Apoio Pedagógico e produção em Braille.

Romel Showman, maior Narrador de Corridas do Mundo se prepara para maratona de eventos


E o nosso amigo Romel Showman, maior Narrador de Corridas do Mundo com 1.294 corridas Narradas, terá vários eventos para apresentar em curto espaço de intervalo. Romel narrará 3 super Corridas em 24 horas.

Na manhã do sábado 16 de setembro ele estará na Mountain do Fernando de Noronha, prova que o tornou Narrador Internacional.

Neste mesmo sábado só que a tarde estará narrando a Meia do Sol, que é a maior corrida do Nordeste, com quase 10 mil corredores e acontece na Arena das Dunas em Natal-RN.

E na manhã do domingo, 17 de setembro estará mais uma vez no comando do Circuito das Estações etapa Primavera em Recife (estarei lá também rsrsrs).


“Acho que cada corrida terá um gostinho diferente e especial, estarei preparado para cada uma delas”, falou Romel Showman.

Sucesso pra ele que faz a alegria na largada e na chegada dos atletas.


segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Exposição de animais silvestres, no Jaboatão, encanta crianças na Semana da Pessoa com Deficiência

Fotos: Leandro de Santana/PJG 

Uma exposição de animais silvestres, na Arena Cão Terapia, no Parque da Cidade, em Prazeres, deu prosseguimento às atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Jaboatão dos Guararapes, nesta segunda-feira (28). Crianças com deficiência acompanhadas dos seus pais ficaram encantadas com o jabuti, o sagui, o jacaré de papo amarelo, o cachorro do mato e o timbu, entre outros bichos empalhados, que morreram por maus-tratos ou acidentes e passaram a ser utilizados para o trabalho de educação ambiental. Policiais do Cipoma explicaram aos visitantes as características de cada animal empalhado. Além disso, alguns animais vivos fizeram parte da exposição, entre eles uma jiboia e uma águia, que chamaram a atenção de crianças e adultos.

A criançada teve a oportunidade de tocar nos animais, conhecer a sua textura e a forma física de cada um deles. Muitos pequenos ficaram surpresos e outros encantados ao observar, pela primeira vez, tais espécies da fauna. Foi o caso do estudante Anderson Ferreira, do 7º ano do ensino fundamental, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ficou admirado com a exposição. “É uma sensação incrível ver esses animais bem de pertinho, foi bem emocionante. Todos nós temos que preservar os bichos e tratá-los com carinho”, disse Anderson.  

Nesta terça-feira (29), vão acontecer uma palestra sobre acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência, roda de conversa e uma panfletagem no mercado público de Cavaleiro, na programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que segue até a próxima quinta-feira (31), no município.

Vinculados ao JaboatãoPrev devem realizar prova de vida anual entre 1º de setembro e 30 de outubro

Fotos: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes convoca os cerca de 4.500 aposentados e pensionistas vinculados ao JaboatãoPrev para realizar a prova de vida anual, entre os dias 1º de setembro e 30 de outubro. A comprovação será feita, preferencialmente, de forma remota, por meio do endereço eletrônico jaboatao.provadevida.app.br. O beneficiário que não realizar a prova de vida no prazo estabelecido terá seu benefício suspenso, até o cumprimento da obrigação, conforme previsto em lei.

O processo remoto segue os passos de vários serviços já realizados nas diversas esferas de governo:
I – O beneficiário acessará o endereço eletrônico, jaboatao.provadevida.app.br, e efetuará o login no sistema inserindo o nome completo, o cadastro da pessoa física (CPF) e data de nascimento;
II – O beneficiário deverá registrar e enviar uma foto do documento de identificação da parte da frente, e em seguida, do verso. Logo após, será solicitado o envio de uma foto e de um vídeo do rosto ao lado do documento para comprovar a veracidade do portador de identidade;
III – No próximo passo, o beneficiário deverá atualizar os dados pessoais, documentais, de endereço e de contatos que forem solicitados, anexar o comprovante de residência atualizado (máximo 90 dias de emissão) e finaliza o processo de envio da comprovação de vida;
IV – O beneficiário receberá, em até 02 (dois) dias úteis, a validação ou não da documentação e foto apresentadas, inclusive, havendo a possibilidade de solicitação de novos documentos ou o reenvio da documentação e da foto;




Em casos excepcionais, o beneficiário poderá realizar a prova de vida presencialmente, mediante agendamento prévio por meio  telefônico nos números: (81) 3462-4855 ou (81) 3462-4619, (81) ou 99756-0292, ou através do e-mail: beneficio@jaboataoprev.jaboatao.pe.gov.br. E deve comparecer na sede do Jaboatão Prev no dia e horário agendados, no endereço: Rua Coronel Waldemar Basgal, nº 576, Bairro Piedade, Jaboatão dos Guararapes/PE, levando documentação original ou cópia autenticada legível e sem rasura. A prova de vida é prevista em lei federal e realizada anualmente. Neste ano, foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 132/2023, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 15 deste mês, e pela Portaria JaboataoPrev nº 140/2023, publicada no dia 16.