sábado, 22 de maio de 2021

Anderson Ferreira vai a Surubim e é bem recebido pelo povo e lideranças do Agreste

  


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, esteve no município de Surubim, neste sábado (22), onde foi bem recebido pela população e lideranças políticas do Agreste pernambucano. Também passou pelas cidades de Casinhas e Orobó. Em todas visitas, Anderson ressaltou a importância de unir Pernambuco.

Durante almoço oferecido pelo ex-prefeito do Orobó, Chaparral, Anderson trocou experiências com os prefeitos Biu Abreu (Orobó), Juliana Chaparral (Casinhas), Janjão (Bom Jardim),Emerson Vasconcelos (Poção), César Freitas (Sanharó) e Nelson de Sebastião (Santa Maria do Cambucá). Também participaram do encontro os ex-prefeitos Flávio Nóbrega (Surubim), Miguel Barbosa (Bom Jardim) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), além de lideranças de vários municípios da região. Anderson esteve acompanhado pelo deputado federal André Ferreira, deputado estadual Joel da Harpa e o ex-deputado Gustavo Negromonte.

Ao agradecer a recepção, Anderson Ferreira disse ser fundamental que todos os gestores estejam unidos na busca de soluções que transforme a vida dos pernambucanos. “Todos nós sabemos a importância de ocupar um cargo no Executivo e o compromisso que temos com nossas cidades. Estamos hoje trocando experiências exitosas, tanto de Jaboatão quanto dos seus municípios porque esse é o momento de dialogar e ouvir a população. Fiquem certos de que estou aqui para somar com todos vocês”, assegurou.

Anderson concedeu entrevistas a rádios de Surubim e visitou fabricos de confecções. Nessas ocasiões, reiterou a importância do Polo Têxtil para a economia, que agora enfrenta uma crise provocada pela pandemia da Covid-19. “É fundamental que este setor receba uma atenção especial, com incentivos, capacitação de mão de obra e melhor infraestrutura para escoar a produção”, ressaltou Anderson Ferreira.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Prefeito Anderson Ferreira lança PPA 2022/2025 para planejar futuro do Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, reuniu o secretariado municipal, nesta sexta-feira (21), no Seminário Planejando Jaboatão, para definir ações do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. Na ocasião, foram apresentados dados do município nas áreas social, econômica, de saúde, da educação e infraestrutura.  O resultado da consulta popular
realizada em março desse ano irão nortear o novo plano estratégico.

O gestor abriu o evento destacando a importância do planejamento como ferramenta de gestão para ampliação de entregas e otimização de recursos.
“Estamos iniciando o segundo mandato num momento de muitas dificuldades e, ao mesmo tempo, tendo que tomar decisões a curto prazo. Muito já foi feito, mas são grandes os desafios, visando preparar Jaboatão para o futuro. Com
planejamento e a participação da população é possível entender e atender as prioridades em cada localidade”, disse Anderson.

No balanço das realizações, foi destacado o conjunto das principais entregas dos últimos quatro anos em toda cidade, tais como: mais de duas mil ruas requalificadas, 11 novas unidades de saúde entregues, 27 novos equipamentos educacionais (entre escolas, creches e quadras
poliesportivas);  seis novos habitacionais; a Estação Cidadania; o Espaço Mulher Empreendedora, entre outros. A partir de agora, cada secretaria apresentará as principais necessidades para serem incluídas no PPA.

Anderson Ferreira ainda destacou que Jaboatão conta com um modelo de gestão baseado nas etapas de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, replanejamento e desenvolvimento, e com programas próprios de avaliação de resultados para auxiliar na concretização das ações.

O seminário foi organizado pela Secretaria de Planejamento e Fazenda, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Captação de Recursos, e segue com reuniões setorizadas até o próximo dia 3
de junho, para que cada secretaria apresente as principais necessidades
para incluir no PPA.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

No Zumbi do Pacheco, Anderson Ferreira entrega mais uma rua pavimentada após agenda extensa de vistorias

Foto: Leandro de Santana/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, entregou mais obras de pavimentação de rua, na tarde desta quinta-feira (20), dando continuidade às ações de infraestrutura que vem realizando no município. O serviço na Rua Taquaral, no bairro do Zumbi do Pacheco, atende à espera de quem mora há décadas no local. No início da manhã, Anderson vistoriou a limpeza do Canal Miguel Arraes e a construção de muro de contenção, em Prazeres. Ele aproveitou o horário de almoço para ir a Caruaru, que hoje completa 164 anos, onde se encontrou com a prefeita Raquel Lyra.

A dona de casa Lúcia Maria contou que mora na Rua Taquaral há 45 anos e sempre teve a esperança de um dia poder sair de casa com tranquilidade e segurança. “Tinha dificuldade de sair por causa da minha deficiência, principalmente quando chovia. Agora ficou ‘um dez’ com esse asfalto. Além de melhorar nosso acesso, as casas vão ser mais valorizadas. E ainda vai ter luz de LED. Estou muito satisfeita com essa obra da Prefeitura de Jaboatāo”, disse a moradora.


Ao acompanhar a obra, Anderson Ferreira falou da satisfação em entregar mais uma rua pavimentada. “Desde o início da nossa gestão, temos realizado intervenções importantes no bairro do Zumbi do Pacheco. A Rua Taquaral é mais uma grande obra que entregamos para oferecer melhores condições de vida aos moradores. Essas obras acontecem em toda cidade. Pavimentação de ruas com sistema de drenagem e iluminação de LED é uma das prioridades da nossa gestão. São investimentos que garantem mais segurança e comodidade para as pessoas”, ressaltou Anderson Ferreira.


Pela manhã, o prefeito vistoriou a limpeza do Canal Miguel Arraes e a construção do muro de contenção na 1ª Travessa Expedito Lopes, na área do Parque Histórico do Monte dos Guararapes. As duas intervenções fazem parte da Operação Inverno, realizadas pela Prefeitura do Jaboatāo. 


No intervalo do almoço, Anderson Ferreira foi a Caruaru para prestar homenagem aos 164 anos do município. Ele se reuniu com a prefeita Raquel Lyra para parabenizá-la pela data marcante e por realizar uma gestão reconhecida pela população. “Retribuí a vista que Raquel me fez e aproveitei o aniversário de Caruaru para prestar essa homenagem à cidade que é reconhecida nacionalmente por sua cultura e pelo seu polo econômico”, disse o prefeito.


Dia do pedagogo é lembrado com palestras e lives nas Redes Sociais


A data 20 de maio foi instituída pela Lei nº 13.083/2015, para ser o Dia do Pedagogo, uma das profissões de grande relevância na formação educacional do País. Estes profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas na área da educação, são de extrema importância em diversas instituições de ensino e organizações. O objetivo da data, é reforçar e fortalecer o debate sobre o papel do profissional de pedagogia dentro dos organismos de ensino, engajando toda a sociedade, para oferecer o melhor aprendizado de crianças e adolescentes através de uma emenda de qualidade.

No Brasil, o Educador Paulo Freire deixou um vasto legado das incansáveis lutas pela melhoria da educação. Seu método era inserir a vida cotidiana do aluno, e também a política no ensino. O Educador era contra a chamada “educação bancária”, onde o professor era detentor do conhecimento e o aluno apenas um depósito. De acordo com ele, era preciso trabalhar em cima da experiência do aluno e dos seus conhecimentos. Freire defendeu o Plano Nacional de Alfabetização para que a sociedade menos favorecida e sem direito ao voto, pudesse praticá-lo e tornar-se crítico quanto a participação na política como cidadão. 

Paulo Freire é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo, recebeu homenagem em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras, e mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome. Segundo um levantamento do especialista americano, Elliott Green, professor da London School of Economics, o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo, é a terceira obra mais citada em trabalhos na área das humanidades em todo o mundo. Alguns Países aplicam e estudam o método do educador, são eles: África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. 

A Faculdade Alpha Realiza hoje, a partir das 19hs palestras e lives voltadas para o Dia do Pedagogo. O evento faz parte do Seminário Acadêmico 2021.1, com o tema: Criatividade e Inovação: Vencendo os Desafios em Tempos de Pandemia, que já vem ocorrendo desde o dia (17). O simpósio é gratuito e tem direito a certificado, podem participar estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e público em geral. A transmissão do Workshop será pelas redes sociais no Canal do Youtube e Instagram da instituição. Confira abaixo a programação:

 

20/05 (youtube.com/c/GrupoAlphaOficial)

 

19h às 21h – Palestra / Contando histórias no meio virtual. 

Com: Professora Alexandrina Guedes

Palestra / Educação e Ludicidade

Com: Professora Rosângela Castelo Branco

Mediador: Professor Bruno Marones

19h30 – Live / Neuroliderança

Instagram:(@faculdade.alphaoficial)

 Convidado: Fábio Kalil

 Mediadora: Professora Magali Castro

André Ferreira participa de lançamento de obra em Quipapá

Na comemoração dos 121 anos de emancipação política de Quipapá, o deputado federal André Ferreira (PSC-PE) participou do lançamento da pedra fundamental do calçamento da Nova Vila. Ao lado do prefeito Alvinho Porto, do seu vice, Pité, do deputado estadual Álvaro Porto, vereadores e secretários, o parlamentar destacou o empenho e a capacidade de articulação do gestor. 

O deputado destacou que vem atuando em Brasília para trazer recursos e benefícios para Quipapá. André Ferreira afirma que destinou R$ 500 mil para a saúde do município e, também, equipamentos para obras.

“Quipapá precisava de uma gestão que cuidasse da cidade como ela merece. E é isso que Alvinho Porto está fazendo. Jovem e dinâmico, já mostrou muito serviço em cinco meses de gestão. E muito mais vem por aí. Meu gabinete em Brasília está aberto para que a gente possa transformar a vida das pessoas de Quipapá”, afirmou André Ferreira. 

O prefeito agradeceu o empenho do deputado em trazer recursos para o município. “Sei que posso contar com o seu trabalho em Brasília para ajudar Quipapá”, destacou Alvinho.

Participaram do ato, além do prefeito, vice e dos dois deputados, os vereadores Rodrigo Correia e João Batista, os secretários de Assistência social, Márcia Rodrigues; de Saúde, Jordão Júnior; de Infraestrutura, Ricardo Sales; Finanças, Edvaldo Ferreira; de Gabinete, Ramon Carvalho; além do procurador do município, Micael Bezerra, e o controlador, Ivanildo Amorim. Também marcaram presença do ex-prefeitos de Quipapá Padre Djalma, de Canhotinho Felipe Porto, de São Joaquim do Monte Joãozinho Tenório.

Anderson Ferreira acompanha construção de muro de contenção em Prazeres

Foto: Leandro de Santana /PMJG

Moradores da 1ª Travessa Expedito Lopes, no bairro de Prazeres, ficavam preocupados a cada novo inverno com as condições da barreira próxima às suas residências, mas agora a situação mudou e eles afirmam sentirem-se mais tranquilos devido ao início das obras realizadas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes para construção do muro de contenção no local. Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo prefeito Anderson Ferreira na manhã desta quinta-feira (20). O gestor ressaltou a importância de obras desse porte, que irão contemplar outros locais da cidade, com o objetivo de proteger imóveis e moradores nos períodos de chuvas.

Residente há 45 anos na 1ª Travessa Expedito Lopes, a dona de casa Ana Lúcia Maria do Nascimento agradeceu à prefeitura. “Desde que vim morar aqui nunca vi ninguém se preocupar com essa barreira. Agora, agradeço ao prefeito Anderson Ferreira por fazer essa obra com a graça e a vitória de Jesus. Está uma maravilha”, disse a moradora.

A obra vistoriada pelo prefeito Anderson Ferreira faz parte da mais recente liberação de recursos do Governo Federal, no total de R$ 4,8 milhões. A verba também será aplicada em projetos na Rua São Bento e no Alto da Esperança, no Jardim Jordão; na Rua Triunfo, em Vista Alegre; na Rua Joaquim Tenório, 3ª Travessa do Bom Jesus e Belém de Nazaré, em Cavaleiro. Além dos muros de contenção, outro será construído na Rua Alto Santa Izabel, em Jardim Monte Verde, um investimento de quase R$ 450 mil.

“Desde o início da nossa gestão investimos mais de R$ 20 milhões em muros de arrimo, instalação de telas de argamassa, redes de drenagem e na manutenção das encostas. Também aplicamos, todos os anos, mais de R$ 10 milhões na limpeza de canais, de canaletas e galerias, além de capinação e em serviços necessários na área de prevenção a riscos. E cada rua que é pavimentada é contemplada com rede drenagem”, ressaltou Anderson Ferreira, durante vistoria da construção do muro de contenção.

Antes de ir ao bairro de Jardim Jordão, o prefeito acompanhou a limpeza do Canal Miguel Arraes, serviço que integra a Operação Inverno do Jaboatão dos Guararapes.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Anderson Ferreira anuncia vacinação de pessoas com deficiência contra Covid-19 no Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes abriu, nesta quarta-feira (19), o cadastramento para pessoas com deficiência permanente, a partir dos 18 anos de idade, para a vacinação contra o novo coronavírus. Outro avanço anunciado na campanha de vacinação, anunciado pelo prefeito Anderson Ferreira, foi a redução da faixa etária do grupo de pessoas com comorbidades para aplicação da primeira dose contra a Covid-19, que, agora, passa a ser de 18 anos a 59 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as primeiras doses começarão a ser aplicadas a partir desta quinta-feira (20).

Funcionam como pontos de vacinação no Jaboatão, a UniFG, o Sesc, a Faculdade Metropolitana e o Shopping Guararapes, em Piedade; as escolas municipais Iraci Teixeira e Benjamin Constant, localizadas nos bairros do Curado e Socorro, respectivamente; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro;  e o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; e a Praça Murilo Braga, no bairro de Cavaleiro.

O atendimento ao público é realizado das 8h30 às 17h. É importante lembrar que, para as pessoas com comorbidades, é preciso apresentar laudo comprobatório (modelo disponível no site), contendo a Classificação Internacional de Doenças (CID), preenchido por médico ou enfermeiro responsável, além de documento oficial com foto e comprovante de residência. A lista das comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) está disponível no site do De Olho na Consulta.

“Estamos, desde sempre, preparados para aplicar as doses das vacinas contra o novo coronavírus. Jaboatão tem responsabilidade e conta com uma equipe aguerrida que nos têm garantido avanços sistemáticos nessa campanha de vacinação contra a Covid-19. Nosso planejamento prévio e a estrutura que montamos nos dão a garantia que precisamos para avançar, a cada semana, nessa batalha contra o vírus”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

--

Prefeitura do Jaboatão participa de programa nacional de prevenção à corrupção

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), a ser lançado nesta quinta-feira (20). A iniciativa é voltada a gestores de organizações públicas e tem o objetivo de reduzir níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos, por meio de avaliações que possam detectar, previamente, pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, será disponibilizado um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades de cada órgão e entidade, além orientações, treinamentos e modelos de implementação.

A Controladoria Geral do Jaboatão dos Guararapes largou na frente e irá realizar autoavaliação a fim de identificar pontos passíveis de melhoria no processo de prevenção à corrupção, como projeto-piloto na implantação do programa do município. “O intuito é que, de forma padronizada e fazendo uso de ferramentas robustas, a CGM, bem como demais órgãos e entidades do município inibam qualquer iniciativa de corrupção que, porventura, possa ser tentada na administração pública”, explicou a controladora-geral do município, Andréa Costa.


De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, o programa vem a somar às ações desenvolvidas pelo município no aprimoramento da gestão pública. Segundo ele, desde o início da atual gestão, várias ações foram executadas, tais como: institucionalização do Programa de Governança e Compliance; aprimoramento contínuo do Portal da Transparência e de mecanismos de controle social - inclusive com evolução significativa no ranking nacional de transparência, avaliado pela Controladoria Geral da União e com o carimbo de nível desejado pelo Tribunal de Contas do Estado.

“Essa iniciativa não se restringe apenas à Controladoria Geral do Município, mas se estende a todos os órgãos e demais entidades da administração pública. Todos os braços da gestão irão participar do programa porque entendemos que a ferramenta disponibiliza meios importantes que irão proporcionar ainda mais o fortalecimento da gestão pública”, disse o prefeito, ao citar, como exemplo desse compromisso, a implementação do Escola Cidadã, projeto que tem como objetivo estimular a participação da comunidade escolar em ações de escuta cidadã e melhorar a prestação de serviços públicos.

terça-feira, 18 de maio de 2021

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL - Roda de Diálogo A importância da Arte na luta antimanicomial



No Brasil, dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional da Luta Antimanicomial buscando a humanização e direitos para os usuários do atendimento em saúde mental. O movimento ganhou força na década de 80 no contexto da redemocratização após o regime militar, com repercussão da imprensa da época.

Para comemorar a importante data, os cursos de Direito e Psicologia da UNISÃOMIGUEL vão promover apresentação cultural e roda de dialogo A importância da Arte na luta antimanicomial, ao vivo, pelo You Tube - https://www.youtube.com/user/tvsaomigueloficial as 21h do dia 18 de Maio com a participação do Coordenador de Psicologia, João Murilo Santos, do Coordenador de Direito, Cristiano Carrilho; a psicóloga Juliana Coelho, a Psiquiatra Ana Cláudia Cajueiro e a Jornalista, Mestra e Doutora em Psicologia Clínica, Cláudia Sansil e da atriz Sueila Vasconcelos, que vai interpretar o monólogo “Jaula – um exercício sobre a loucura."


Serviço:


18 DE MAIO  DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL


Apresentação Cultural: Sueila Vasconcelos no monólogo  Jaula: um exercício sobre a loucura. Texto: Cláudia Sansil baseado no livro: Saúde Mental e o Direito de Cristiano Carrilho. Promoção: UNISÃOMIGUEL


RODA DE DIÁLOGO - A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA LUTA ANTIMANICOMIAL

Mediador: JOÃO MURILO SANTOS –  Coordenador de Psicologia da UNISÃOMIGUEL.


Convidados:


  • CRISTIANO CARRILHO – Coordenador de Direito da UNISÃOMIGUEL
  • JULIANA COELHO – Psicóloga
  • ANA CLÁUDIA CAJUEIRO –  Psiquiatra Vice Presidente da Comissão de  Neurocriminologia da ABCCRIM
  • CLÁUDIA SANSIL - Jornalista, Mestra em Comunicação e Administração Rural, Doutora em Psicologia Clínica.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Jaboatão amplia vacinação para pessoas com comorbidades a partir dos 45 anos

Foto: Leandro de Santana/PMJG

O município do Jaboatão dos Guararapes abriu, nesta segunda-feira (17), agendamento para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 ao público de pessoas com comorbidades, a partir dos 45 anos de idade. O cadastro deve ser realizado através do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. A imunização está prevista para iniciar na próxima quinta-feira, nos nove pontos de drive-thru montados no Jaboatão, que funcionam de segunda a sexta-feira.

Conforme o planejamento estabelecido no município, a primeira dose é aplicada das 8h às 13h, com imunizantes da Pfizer e AstraZeneca, e a segunda dose com Coronavac, das 14h às 17h. O usuário deve preencher o formulário disponível, no momento do agendamento, que precisa ser chancelado por um profissional médico ou enfermeiro, tanto da rede pública de saúde quanto particular. A relação dos casos de comorbidades pode ser conferida no site.

Funcionam como pontos de vacinação no Jaboatão, a UniFG, o SescFaculdade Metropolitana e o Shopping Guararapes, em Piedade; as escolas municipais Iraci Teixeira e Benjamin Constant, localizadas nos bairros do Curado e Socorro, respectivamente; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro;  e o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; e a Praça Murilo Braga, no bairro de Cavaleiro.

Pacientes com doença renal crônica em hemodiálise também poderão ser vacinados no próprio centro de tratamento, em Piedade. Já os portadores de HIV são vacinados no Serviço de Atenção Especializada (SAE), que funciona na Policlínica Cônego Pedro de Souza Leão, em Cavaleiro.

PMs ajudam no socorro de recém-nascida engasgada


Mais um bebê teve a vida salva com ajuda de policiais militares. Desta vez, o caso aconteceu em Catende, na noite deste domingo (16/05), no Posto 02 do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O efetivo foi solicitado pelos pais de uma menina de apenas dois dias de vida para prestar socorro, pois ela estava engasgada.

De imediato foi realizado o procedimento de urgência, com a Manobra de  Heimlich na recém-nascida, que estava sem conseguir respirar. A iniciativa deu resultado, desobstruindo as vias aéreas  da bebê, que traz no nome um resumo da história: Maria Vitória.

Do posto do BPRv, os pais foram orientados para levar a criança, o mais rápido possível, para o atendimento médico, para que fosse realizada uma avaliação clínica.

Satenpe promove webnário sobre o trabalho em enfermagem no contexto da crise

O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE) promoverá um webnário com o tema: “O trabalho em enfermagem no contexto da crise”, no dia 19 de maio, das 9h às 17h. O evento virtual reunirá personalidades da área jurídica, de saúde e política. Aberto ao público, o evento será transmitido pelo canal do YouTube da entidade (canal satenpe).

O evento, que faz parte do calendário de ações em celebração à Semana da Enfermagem, visa discutir as consequências da Covid-19 em relação a saúde dos profissionais de enfermagem, promovendo um amplo diálogo para compreender a visão como cada entidade está enxergando o atual cenário e está trabalhando para garantir uma política de saúde do trabalhador, tanto dos setores público e privado.

Ao todo, serão realizadas quatro mesas: Aspectos jurídicos relacionados ao adoecimento da enfermagem durante a pandemia; O Plano Estadual de Saúde e ações previstas para prevenção e tratamento dos profissionais de saúde; Sofrimento no trabalho em tempos de Covid-19 e Organização do processo de trabalho: fator decisivo no adoecimento dos trabalhadores e os aspectos de gênero, classe e raça.

Durante o evento, será apresentada uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está em andamento, em relação ao impacto da Covid-19 na saúde física e mental dos profissionais.

“O webnário é um passo importante que o Satenpe está proporcionando, em debater junto com essas instituições, as consequências da saúde dos trabalhadores da enfermagem. No Brasil, são mais de 2,3 milhões de profissionais. E não é de hoje que estão à beira de risco porque convivem, no seu dia a dia, com inúmeras doenças. E, agora, com o novo coronavírus, muito mais grave, o risco de morte é mais presente”, ressaltou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.

ABERTURA – A abertura do webnário, às 9h20, contará com a presença de algumas personalidades políticas e da enfermagem, entre eles, o senador, Humberto Costa (PT); deputado federal Carlos Veras (PT); presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), secção PE, Francisca Márcia; deputada federal Marília Arraes (PT) e a deputada estadual do Coletivo Juntas (PSOL), Jô Cavalcanti;

Também participarão o presidente eleito do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e secretário de Finanças da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Fabiano Moura e o vereador do Recife Tadeu Calheiros (Podemos); presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE) Gilmar Júnior e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), Ludmilla Outtes

Programação

09h00 – Apresentação do coordenador geral do evento, secretário Social do SATENPE, Gomes Filho

09h05 – Exibição do vídeo institucional do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)

09h10 - Atividade cultural – Enfermeira, poetisa com mais de 20 anos de experiência em Gestão Pública, Ceci Alencar

9h20 -  Mesa de Abertura

10h35 – Mesa 1

Tema: Aspectos jurídicos relacionados ao adoecimento da enfermagem durante a pandemia
Coordenação da mesa: Técnico de Enfermagem e diretor do SATENPE, Gomes Filho
Convidado: Desembargador do TRT 6ª Região, Fábio Farias

11h30 – Mesa 2

Tema: O Plano Estadual de Saúde e ações previstas para prevenção e tratamento dos profissionais de saúde.
Coordenação da mesa: Professora e enfermeira Carmela Alencar
Convidada: Gerente interina de Atenção à Saúde Trabalhador do Estado, Mariana Barros

12h15 às 13h45 – Intervalo para o almoço

14h00 – Mesa 3

Tema: Sofrimento no trabalho em tempos de Covid-19.
Coordenação da mesa: Dr. Admilson, Ramos mestre em Segurança do Trabalho
Saúde mental: apresentação de pesquisa desenvolvida pela Fiocruz com profissionais de saúde pela dra. Maria de Fátima Pessoa Militão de Albuquerque
– Atividade interativa – Dra. Ana Lúcia Queiroz do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CEREST)
– Francis Herbert, presidente do SATENPE

15h20 – Mesa 4

Organização do processo de trabalho: fator decisivo no adoecimento dos trabalhadores e os aspectos de gênero, classe e raça
Coordenador da mesa: Dr. Admilson Ramos, mestre em Segurança do Trabalho
– Enfermeira, militante do SUS, ativista do controle social e diretora do Instituto Ressignificando Vidas, Lindinere Ferreira

16h15 –  Atividade cultural em homenagem aos profissionais de enfermagem

16h45 – Encerramento

domingo, 16 de maio de 2021

Jaboatão inicia vacinação contra Covid-19 de grávidas e puérperas de municípios vizinhos

 

Foto: Leandro de Santana/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, neste domingo (16), à aplicação das primeiras doses do imunobiológico da Pfizer no público de grávidas e puérperas das cidades de Moreno, Cabo de Santo Agostinho, Glória do Goitá, Ipojuca e Vitória de Santo Antão. A vacinação desse grupo é realizada no drive-thru do Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, das 8h30 às 17h, e foi selecionado por sua localização estratégica diante das rotas traçadas pelas cidades vizinhas, por estar próximo à PE-008 e BR-101.

O cadastramento das grávidas e puérperas é realizado pelo município sede, e informado à Secretaria de Saúde do Jaboatão por meio de um formulário on-line, cujo preenchimento pode ser visualizado em tempo real. A estimativa é de que 2.670 doses da Pfizer sejam aplicadas no público dessas cinco cidades que serão atendidas pelo Polo Jaboatão.

“Jaboatão tem se preparado, desde o início, para uma campanha de vacinação que, logo no começo, se mostrou exitosa, devido ao planejamento e esforço de toda uma equipe que entende a seriedade do momento. Nosso município continua seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e o que tem sido pactuado entre as secretarias municipais de todo o estado para que possamos garantir, o quanto antes, que toda a população possa ter acesso às doses. O atual momento pede por união e Jaboatão não vai parar de somar esforços”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Grávidas e puérperas do Jaboatão dos Guararapes seguirão sendo vacinadas nos pontos do Shopping Guararapes e Faculdade Metropolitana, ambos no bairro de Piedade, mediante agendamento no aplicativo de Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. A campanha de vacinação no município segue, paralelamente, com imunização de idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).