sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Blog do Léo Lima recebe prêmio como Destaque 2019


Na noite desta sexta-feira acontece a 9ª Edição Troféu Destaques da Crônica Esportiva 2019 em um restaurante da capital pernambucana e nosso Blog será premiado na categoria Destaque. 

Parabéns ao amigo radialista Washington Ramos pela iniciativa em reunir uma vez por ano os colegas da imprensa esportiva bem como agradecer pela lembrança. 

André Ferreira fecha parceria com Giorgio de Neno, prefeito de Camocim de São Félix



Presidente estadual do PSC, o deputado federal André Ferreira fechou parceria com o prefeito de Camocim de São Félix, Giorgio de Neno, que beneficiará o município do Agreste do Estado. Há pouco mais de dois meses, os dois se encontraram em Brasília e afinaram a aliança.

Na sexta-feira passada (22), André Ferreira passou por Camocim, almoçou com Giorgio, juntamente com o prefeito de São Joaquim do Monte, e ouviu do prefeito as prioridades para o município. Neste sábado (30), o deputado federal retorna a Camocim para uma nova rodada de conversas.

“Giorgio é jovem e tem um futuro promissor na política. Sua gestão tem transformado Camocim de São Félix. A aprovação popular mostra isso. Tenho certeza que esse projeto terá continuidade a partir de 2021”, afirmou André Ferreira, que acompanhará a caravana do Projeto Libertador neste sábado, no município.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Médicos pelo Brasil é aprovado pelo Congresso Nacional


O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira, 27 de novembro, a criação do programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A iniciativa vai levar 18 mil médicos aos locais mais carentes do país, em municípios distantes e pequenos. 
O Médicos pelo Brasil também vai formar especialistas em prevenção de doenças mais prevalentes no brasileiro, como diabetes e hipertensão. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comemorou a aprovação do projeto que vai qualificar o atendimento na atenção primária do SUS.
“Fica hoje instituído o critério de mérito, como seleção. Fica constituído a especialização para médico de saúde da família e clínica médica. Fica estabelecido vínculo trabalhista CLT, fica estabelecido uma movimentação típica de carreira para os médicos, fica estabelecido que somente médicos com CRM poderão ingressar nesse projeto, nessa medida e fica estabelecido alguns critérios para que os médicos estrangeiros possam fazer as suas provas de revalidação de diploma. 
Dito que é um momento muito importante, é mais um passo na reestruturação atenção primária, principalmente pautada pela qualidade e pela valorização desse profissional tão importante para o Brasil”, comemorou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O programa Médicos pelo Brasil foi lançado pelo Governo Federal em agosto deste ano, em substituição ao projeto Mais Médicos. Em comparação ao projeto Mais Médicos, a nova estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta desses profissionais em municípios onde há os maiores vazios assistenciais, sendo que as regiões Norte e Nordeste, juntas, terão 55% do total dessas vagas.
Agora, o texto da Medida Provisória enviada pelo Governo do Brasil ao Parlamento segue para sanção presidencial.


Agência do Rádio

INCÊNDIO ATINGE RESIDÊNCIA DE PAULISTA.



O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 13h14 desta quarta-feira(27) para combater um incêndio a uma residência na Rua São Sebastião, Jardim Paulista, Paulista, próximo ao terminal de ônibus de Jd. Paulista Baixo.

Segundo solicitante, no barraco funciona como um pequeno depósito de recicláveis quando perceberam forte cheiro de fumaça e rapidamente as chamas se alastraram por todo espaço chegando a afetar a linha elétrica da localidade. 

Vizinhos, utilizando de baldes com água, tentaram controlar as altas chamas, mas com pouco êxito.

Rapidamente, duas guarnições de combate a incêndio estiveram no local e extinguiram o fogo. Devido ao grande volume de material combustível e a casa ser de madeira, todo foi destruído.

Felizmente não houve vítimas e não houve outras casas afetadas.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Escola Municipal Natividade Saldanha, do Jaboatão, terá modelo cívico-militar em 2020

Foto: Matheus Britto/PJG


A Escola Municipal Natividade Saldanha, localizada no bairro de Cajueiro Seco, no Jaboatão dos Guararapes, foi selecionada pelo critério de vulnerabilidade social, nesta terça-feira (26), para integrar a lista das 54 unidades de ensino público que irão compor o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Governo Federal. Jaboatão é o único município pernambucano a ser contemplado pelo programa, que prevê investimentos de R$ 1 milhão ao longo do próximo ano. O projeto será implantado já no início do ano letivo de 2020, que começará na primeira semana de fevereiro. Os atuais alunos terão matrícula automática e as vagas para os novatos serão abertas a partir do dia 16 de dezembro.

A decisão foi tomada consultando alunos maiores de 16 anos, pais ou responsáveis e funcionários da escola. A votação foi por aclamação. Os recursos serão repassados pelo Ministério da Educação (MEC) para serem aplicados em obras de infraestrutura, como construção de cinco salas de aula, reformas na quadra coberta, refeitório, banheiros e biblioteca, além da implantação do projeto de climatização do prédio.


O prefeito Anderson Ferreira comemorou assim que soube do resultado e destacou a importância da implantação do programa de escolas cívico-militares no Jaboatão. “É um projeto inovador, que vai estimular a disciplina e a organização na Escola Natividade Saldanha. Realizamos um processo democrático, ouvindo a comunidade e todos entenderam a importância desse projeto. Nesta quarta-feira (27), a secretária de Educação, Ivaneide Dantas, irá a Goiás iniciar uma série de visitas em escolas que adotam esse modelo para podermos implantar o melhor projeto no Jaboatão”, ressaltou. Ele lembra que tomou a iniciativa de aderir ao programa do MEC após o Governo do Estado não ter demonstrado interesse em inscrever escolas pernambucanas.

Irisline Eugênia da Silva é mãe de Vitor Gabriel, do 7º ano, e votou a favor da implantação do modelo de escola cívico-militar na unidade Natividade Saldanha. “A gente está precisando de uma escola como essa, não só para os alunos como também para a comunidade. Já tenho um filho na Natividade Saldanha, mas vou trazer também a minha filha, Cecília, que estuda numa escola particular”, contou. Lucinalva Miguel Ribeiro, que tem seu filho Tiago Ribeiro no 3º ano, também elogiou a iniciativa da Prefeitura do Jaboatão em aderir ao projeto. “Achei uma decisão ótima porque vai trazer muitos benefícios para a escola e disciplina para os alunos”, disse a dona de casa.

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares foi anunciado neste ano pelo Ministério da Educação e a adesão foi aberta aos estados e municípios para atender, inicialmente, 54 unidades em todo o País. Em Pernambuco, apenas Jaboatão dos Guararapes foi contemplado. No regulamento, é garantido que a gestão continuará sendo do município e não haverá modificação na grade curricular. Militares da reserva das Forças Armadas, Polícia Militar e Bombeiros Militares serão selecionados para monitorar o trabalho realizados nas escolas. Todos os envolvidos, entre militares, gestores e representantes da Secretaria Municipal de Educação passarão por treinamento entre os dia 10 e 13 de dezembro, em Brasília.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

André Ferreira anuncia que apoiará Dr. Abrantes em São Joaquim do Monte



Faltando menos de um ano para a eleição, o prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB), aproveitou uma visita do deputado federal e presidente estadual do PSC, André Ferreira (PE), para anunciar que ambos vão apoiar o nome do vice-prefeito, Dr. Abrantes, à disputa municipal do próximo ano. 

Em uma visita que contou que com vistoria às obras do Parque Olga Mendonça, que ganhará um pátio de eventos e pista de cooper e encontro com lideranças políticas da cidade, como o ex-prefeito João Tenório, o deputado participou de um café da manhã na casa do vice-prefeito. 

Mais tarde, em entrevista à rádio Agreste FM, em Cupira, a pré-candidatura de Dr. Abrantes foi oficializado pelo prefeito Joãozinho Tenório, que fez um relato das negociações que culminaram na escolha e disse confiar que o seu vice, por já ter comandado São Joaquim do Monte e contar com o apoio do deputado André Ferreira em Brasília, vai fazer uma ótima administração. O deputado, em seguida, reafirmou o apoio.

“A gestão de Joãozinho Tenório conta com mais de 80% da aprovação popular. Isso mostra a qualidade da administração e, por consequência, facilitará o trabalho do seu sucessor, que, tenho certeza, será Dr. Abrantes. Além disso, vou trabalhar fortemente em Brasília para ajudar a São Joaquim do Monte a crescer ainda mais”, afirmou André Ferreira ao comunicador Willamar Alves, da Agreste FM.

domingo, 24 de novembro de 2019

Medico remove peixe vivo de dentro do nariz de um jovem


Um médico realizou a façanha de remover um peixe ainda vivo da narina de um garoto de 12 anos, em Puducotai, na Índia. De acordo com o canal de notícias Kalinga TV, S Arul Kumar, como é chamado, tomava banho com amigos em uma fazenda próxima da casa onde vive. Em dado momento, sentiu algo entrar no nariz.
O jovem disse que sentiu muita dor, por isso, procurou um médico. Arul foi levado às pressas.  Ao examinar o garoto, o profissional logo detectou a presença de um peixe na narina esquerda do paciente. A remoção do animal foi feita por meio de uma pinça. Tratava-se de uma tilápia, que morreu instantes depois de ser desalojada. Depois da remoção o rapaz passa bem.



Portal Amirt

Livros de Clarisse Lispector serão reeditados em comemoração ao centenário de nascimento da escritora


O mês de dezembro vai marcar o centenário de nascimento de uma das mais expressivas escritoras do Brasil, Clarice Lispector. As comemorações serão marcadas com reedição de várias obras da escritora, com capa e conteúdo inéditos.
As primeiras obras que serão relançadas pela editora Rocco são: Perto do Coração Selvagem (1943), O Lustre (1946) e A Cidade Sitiada (1949).
O projeto gráfico é assinado pelo designer Victor Burton. As obras vão ter recortes de telas feitas por Clarice. Os textos de contracapa e orelhas são de especialistas nas obras de Clarice, como Nádia Battella Gotlib, Clarisse Fuklman e Benjamin Moser.
Clarisse Lispector nasceu em 1920, na Ucrânia. Ela se naturalizou brasileira, estudou Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou como tradutora.
Clarisse escreveu oito romances e diversas crônicas, contos e literatura infantil. Ela teve destaque como uma das maiores escritoras da terceira fase do modernismo brasileiro. Suas obras lhe renderam diversos prêmios, como o Graça Aranha. A escritora faleceu em 1977, aos 56 anos.




Agência do Rádio