sábado, 26 de novembro de 2022

Mais Jaboatão em Muribeca supera 2 mil atendimentos neste sábado

 

Fotos: Leandro de Santana/PJG

O mutirão Mais Jaboatão realizou 2.017 atendimentos gratuitos, neste sábado (26), no bairro da Muribeca. A ação promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes aconteceu na Associação dos Moradores da Muribeca, das 8h às 12h, com a oferta de mais de 30 serviços. Entre os mais procurados pelos moradores destaque para a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos e a inscrição no Cadúnico.

A dona de casa Hilda da Silva contou que aproveitou o mutirão para cuidar da saúde, mas também para saber como poderia se cadastrar no CadÚnico. “Com essa crise que aconteceu, meu marido perdeu o emprego a situação ficou difícil pra gente. Mas o pessoal da Prefeitura me informou tudo direitinho e agora vou poder me inscrever”, disse. Ela também recebeu atendimento médico e ainda vacinou Galego, seu cão de estimação.


“A cada sábado que realizamos o Mais Jaboatão, ficamos mais estimulados a estar presente nas comunidades. Essa proximidade da gestão com a população é muito importante porque, além dos mais de 30 serviços gratuitos que são oferecidos, podemos conversar e ouvir as sugestões que podem melhorar a condição de vida dessas pessoas”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros, que acompanhou o mutirão.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Jaboatão leva 1º e 2º lugares no Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital 2022

 

Foto: Divulgação/PJG

Com as plataformas digitais Sistema de Governança Institucional – SGI e Saúde Vigilante, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes se destaca, mais uma vez, no cenário nacional. A SGI obteve o 1º lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo e ainda ganhou o Prêmio Especial na categoria Valor Sustentabilidade e ODS, na 20ª Edição do Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital – 2022. O App Saúde Vigilante ficou com o segundo lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19. O resultado geral foi anunciado hoje, durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública – Secop 2022, em Curitiba.

“Temos buscado soluções inovadoras permanentemente, para dar mais celeridade à gestão e ao atendimento prestado à população. E esse tipo de reconhecimento é um estímulo para seguirmos por esse caminho”, comemora o prefeito Mano Medeiros. Quem representou a prefeitura na premiação pelo SGI foi o superintendente Especial de Modernização e Desenvolvimento Institucional, Rafael Soares. Já o Saúde Vigilante teve como representantes a superintendente de vigilância em saúde,  Vânia Cristina de Lima Freitas, e o chefe de Núcleo de Regulação, Filipe dos Santos Santiago.

O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP e pelo Ministério da Economia. E foi organizado em seis categorias, sendo classificados os três melhores projetos de cada uma delas. Nesta edição, Jaboatão dos Guararapes participou em quatro categorias com sete iniciativas.

Por meio do SGI, todos os processos de contratação, que eram em papel, passaram a ser 100% digitais. Com isso, houve redução de até 67% no tempo de conclusão de cada processo. Ele foi o grande vencedor do Prêmio Usina de Inovação 2022, maior premiação em inovação de Pernambuco no setor público.

Já o Saúde Vigilante é um aplicativo por meio do qual o cidadão entra em contato direto com a Vigilância Sanitária do município, para realizar denúncias que ponham a saúde em risco. Durante a pandemia da Covid-19, foi adaptado como uma solução tecnológica para notificação de casos suspeitos e, posteriormente para agendamento de testagem no município.

Jaboatão realiza campanha de vacinação para bovinos na área rural

Foto: Divulgação/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (COMAB) e em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 30 de novembro.  A campanha tem como meta manter a região rural do município como área livre da doença.

Para uma maior otimização e eficiência do processo, as equipes realizam a entrega das doses imunizantes aos pecuaristas, dando instruções para a aplicação correta da vacina. Nesta etapa, mais de 100 pequenos produtores credenciados na ADAGRO estão sendo atendidos, garantindo a imunização de 800 bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses.
 
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que provoca queda na produtividade e perda de mercados, pois impede a comercialização local e internacional dos animais e seus produtos/subprodutos, gerando graves prejuízos econômicos. Dessa forma, a ação se torna de extrema importância para o município, visto que a doença atrapalha o desenvolvimento econômico dos produtores e consequentemente do Jaboatão.

Mutirão Mais Jaboatão estará em Muribeca neste sábado

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O bairro da Muribeca, no município do Jaboatão dos Guararapes, recebe o mutirão integrado Mais Jaboatão, com a oferta de serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde e bem-estar neste sábado (26). A ação, que envolve todas as secretarias da Prefeitura do Jaboatão será realizada das 8h às 12h, em frente a associação dos moradores do Conjunto Muribeca, na Rua Dois. 

Os moradores terão acesso a mais de 30 serviços gratuitamente, entre os quais vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos, atendimento odontológico, exames de mamografia, consultas clínicas, emissão do cartão SUS, inscrição e renovação do CadÚnico, estandes do Procon para tirar dúvidas da população sobre direitos do consumidor, Agência do Trabalhador com orientações do seguro desemprego, orientações de IPTU E ITBI. Estarão disponíveis também, consulta e vacinação para cães e gatos.

Cenários de 2023 entram em debate no Cine PE

O Cine PE festeja 26 edições e, neste ano, além de toda programação cultural, com exibições de filmes e premiações, o evento retoma a uma linha temática bem importante neste momento que vive o País. Um debate será realizado no dia 10 de dezembro, no Hotel Beach Class Convention, em Boa Viagem, destacando os cenários políticos, econômicos e sociais que se projetam para 2023. 

O encontro vai reunir Edmar Bacha, economista, membro da Academia Brasileira de Letras, e ex-presidente do IBGE e do BNDES e reconhecido como um dos “pais” do Plano Real. Também vamos ter a participação do ex-senador, economista e professor Cristóvam Buarque, que foi ministro da Educação e faz parte da equipe de transição do governo eleito. A terceira presença é de Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e que exerceu, recentemente, a função de coordenador técnico da campanha presidencial de Simone Tebet. Ele também compõe a equipe técnica de transição do governo eleito, na área de desenvolvimento econômico.

Para debater com os expositores foram convidados os economistas Yony Sampaio e Jorge Jatobá, além da cientista política Alexandrina Sobreira de Moura. Também existe a possibilidade da presença da ex-candidata à presidência da República, a senadora Simone Tebet. 

“Dado o entendimento de que, além dos seus expressivos valores econômicos, a cultura e o audiovisual precisam ser encarados como eixos estratégicos de uma economia que possa ser, de fato, sustentável. Para isso, solidamente alicerçada no conhecimento, na criatividade e na inovação. Ou seja, se as atividades culturais e audiovisuais precisam ser revistas pelas falhas conceituais e validadas pela dimensão de suas respectivas cadeias produtivas, nada mais oportuno que simular o futuro próximo. Em especial, neste momento delicado, contagiado pelos embates ideológicos e pelas mudanças que deverão advir da nova gestão governamental”, declara o economista e produtor cultural, Alfredo Bertini, um dos idealizadores do Cine PE.

Bertini destaca que no segundo dia (11/12), os debates serão específicos sobre cultura e audiovisual, junto ao público local presente e convidados especiais participantes pelo modo virtual. “Essa será a ocasião para se evidenciarem os problemas setoriais e daí serem apontados os caminhos que possam ser ajustados. A intenção é que a etapa anterior dos debates tenha sido estimulante às reflexões e às iniciativas que os produtores precisariam considerar”, complementou.

Alfredo Bertini tem uma larga experiência como produtor cultural. Além de produzir o Cine PE, ele também foi Secretário do Audiovisual e de Infraestrutura do Ministério da Cultura (2016 a 2018). Tem um livro sobre Economia da Cultura. Também foi presidente de Suape e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e Secretário de Turismo e Esportes da Prefeitura do Recife. 


Agenda Cine PE para Dezembro/2022

Mostra Competitiva de Filmes: Curtas e Longas-metragens - Período: 09 a 13/12

Debates dos Filmes - Período: 10 a 14/12

Seminários - Período: 10 a 11/12

Solenidade de Encerramento das Mostras e Seminários - Data: 14/12

Locais dos Eventos -  Teatro do Parque e Cine São Luiz (Mostras) e Hotel Beach Class Convention (Debates e Seminários)

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Idosos, gestantes e imunosuprimidos já podem realizar testes para Covid-19 sem agendamento



A Prefeitura do Jaboatão informa que, partir desta quinta-feira (24), idosos maiores de 65 anos, gestantes e imunossuprimidos devidamente confirmados poderão realizar o teste para Covid-19 sem agendamento em cinco policlínicas do município. 

Além das unidades de saúde, a população também conta com o centro de testagem no Shopping Guararapes, reaberto no início deste mês. 

Para os demais públicos, é necessário o agendamento no site Saúde Vigilante. A abertura de vagas é realizada às segundas, quartas e sextas, a partir das 15h. 


Os locais funcionam todos os dias, nos seguintes horários:


*Policlínica Leopoldina Tenório - 13h às 16h.

*Policlínica Mariinha Melo - 10h às 13h.

*Policlínica Cônego Pedro de Souza - 9h às 12h.

*Policlínica Manoel Calheiros - 10h às 12h30.

*Policlínica Carneiro Lins - 9h às 11h.

*Shopping Guararapes (Edifício Garagem) - 9h às 15h.


Quinta dose

Também foi iniciada nesta quinta-feira (24) a aplicação da quinta dose de vacina contra Covid-19  para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a quarta dose há pelo menos quatro meses. 

Para ter acesso ao imunizante, é necessário acessar o site De Olho na Consulta e conferir a Unidade de Saúde mais próxima. 

As equipes de saúde da família também estão fazendo busca ativa no município por idosos nessa faixa etária para dessa forma contemplar o maior número de pessoas possível.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Prefeito do Jaboatão vai a Brasília e consegue recursos para áreas de morro

Foto: Divulgação/PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, está em Brasília junto com o deputado federal André Ferreira, buscando recursos para vários setores, destacando a construção de 308 unidades habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade social que perderam suas casas, nas últimas enchentes. De imediato, já conseguiram a liberação de R$ 2 milhões para obras de contenção de encostas e demolição de imóveis interditados, em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério de Desenvolvimento Regional, Coronel Alexandre Lucas, nesta quarta-feira (23). O secretário também se dispôs a ajudar no que for possível para atender ao pedido de verba para habitacionais.

Os R$ 2 milhões liberados são para obras de contenção em Cavaleiro e Vista Alegre (Jaboatão Centro) e demolição de 111 imóveis situados em cristas de morros e, portanto, de alta complexidade. No total, o MDR liberou R$ 9,3 milhões no plano de reestabelecimento do município, incluindo assistência social, limpeza, recuperação de pontes, vias e prédios públicos e demolições e R$ 2,2 milhões para obras de contenção de encostas e construção da Ponte do Engenho Santana. Outros R$ 50 milhões estão empenhados para muros de arrimo, mas resta a liberação de R$ 36 milhões.

“Ainda há muito a ser feito e uma das nossas maiores preocupações é conseguir recursos para garantir moradia aos que perderam suas casas e segurança às milhares de pessoas que residem nos morros jaboatonenses”, afirma Mano Medeiros. O município tem um déficit de mais de 3 mil habitações, após as chuvas, e centenas de encostas precisando de contenção ou retaludamento. 

“Nenhum município tem condições de enfrentar esse problema sozinho. Estamos atuando em outras frentes, como a própria iniciativa privada. A Viana & Moura Construções vai doar 35 imóveis para vítimas das enchentes, além de anunciar um grande habitacional de mais de 2 mil imóveis para famílias de baixa renda. Precisamos de todas as parcerias possíveis”. O plano de ação envolvendo 308 unidades foi encaminhado ao Governo Federal, que pediu informações mais detalhadas acerca de cada ponto de risco, o que vem sendo feito pelos técnicos.

Policia Militar desarticula grupo envolvido com tráfico de drogas em Jaboatão e Cabo


Policiais Militares do 6° BPM em operação conjunta com a Equipe Malhas da Lei e o Serviço Reservado, foram acionados nesta terça-feira (22) para averiguar uma denúncia sobre uma "guerra de tráfico" que estaria acontecendo entre gangues rivais de Curcurana em Jaboatão dos Guararapes e Gurugi no Cabo de Santo Agostinho. 

O efetivo fez o cerco numa residência, que seria a base de distribuição do tráfico, neste momento meliantes que estavam no local atiraram contra os policiais, nessa troca de tiros um dos indivíduos foi alvejado com um tiro de raspão e foi imediatamente socorrido para UPA de Barra de Jangada onde recebeu os primeiros socorros, logo em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração e ficou custodiado.

Três menores de idade foram apreendidos e um suspeito maior de idade foi preso pelos PMs.


Um vasto material também foi apreendido:

* 01 Revólver Calibre 38

* 02 Armas Calibre 12

* 01 Simulacro 12

* 80 zip lock crack

* 15 zip lock cocaína

* 275,5 gr Maconha

* 04 Munições 12 (01 pinada + 01 deflagrada)

* 06 Munições de Calibre 38 (02 deflagradas)

* 02 Aparelhos Celulares 


Os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados para a 2° DPCCAI (Jaboatão).

Jaboatão faz parceria com Senac em curso de reaproveitamento de alimentos

Foto: Chico Bezerra/PJG

Em mais uma ação voltada ao setor da agricultura familiar, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está organizando cursos que serão ministrados nos próprios engenhos localizados na Zona Rural do município. A primeira capacitação teve início no Engenho Salvador, com o Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos para Agricultores, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizado Profissional (Senac).

O curso tem como objetivo ensinar técnicas de aproveitamento integral dos alimentos de acordo com as boas práticas para os serviços de alimentação e as técnicas gastronômicas aplicáveis. Aprendendo novas técnicas, os agricultores podem agregar valor a sua produção in natura com a fabricação e venda de produtos, contribuindo para o aumento de geração de renda.

Os temas abordados são: desperdício e perda: conceitos e importância; critérios para seleção de alimentos: aspectos sensoriais (textura, odor, cor e aparência); safras de frutas e hortaliças; características de alimentos orgânicos e convencionais; hábitos de higiene pessoal do manipulador; higienização de equipamentos, utensílios e do ambiente; procedimento de higienização de frutas e hortaliças; elaboração de receitas; e plantas alimentícias não convencionais (PANCs): conceitos e utilização em receitas.

Segundo a Organização não Governamental (ONG) Banco de Alimentos, só no Brasil 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. A maior perda (45%) é de frutas, verduras e legumes. A etapa de higienização dos alimentos de origem vegetal é uma das maiores geradoras de resíduos orgânicos, por esse motivo deve-se tentar aproveitar ao máximo os alimentos em relação a aparas e espessuras das cascas removidas.

 

OUTROS CURSOS

A programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), envolverá outros cursos e oficinas de capacitação para os agricultores jaboatonenses, ao longo do próximo ano. Entre os quais estão: beneficiamento caseiro da macaxeira, associativismo e cooperativismo, design de pratos, produção de doces e salgados, gastronomia do côco, cardápio saudável, ecoturismo e educação ambiental. Também haverá consultorias sobre oportunidades na área rural, gestão do agronegócio, boas práticas agrícolas, certificação de produtos orgânicos e qualidade do leite.

Todo esse planejamento está sendo feito conforme o Censo Rural iniciado pela Prefeitura do Jaboatão, na Zona Rural do município. Essa ação tem o objetivo de identificar o número de agricultores familiares, produção e as necessidades para desenvolver o setor e melhorar a qualidade dos produtos.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Grupo de Trabalho da Prefeitura do Jaboatão se reúne com lideranças comunitárias e MPPE para discutir futuro de Jardim Monte Verde

  

Foto: Divulgação/PJG

Grupo de Trabalho multisetorial criado pelo prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, se reuniu, nesta terça-feira (22), no Complexo Administrativo, com lideranças da comunidade de Jardim Monte Verde, em Dois Carneiros, e representantes do Ministério Público do Jaboatão, convidados pela gestão para discutir futuras intervenções no local, principal atingido pelas últimas enchentes.  

Monte Verde está passando por um levantamento topográfico total da área, para um trabalho inédito de projetos de contenção integrados a ações ambientais, educativas e de urbanização, a serem construídas junto com os moradores, a fim de evitar novas tragédias na comunidade. O município está trabalhando em várias frentes, com envolvimento de todas as secretarias. 

Ao mesmo tempo em que busca parcerias para os projetos de grande porte, algumas intervenções estão sendo encaminhadas, como a construção de escadaria hidráulica para direcionamento do fluxo da água em uma fenda do Alto de Santa Isabel, e de muros de arrimo. Demolições mais simples estão sendo executadas pelo município. 

As mais complexas acabam de ter recursos aprovados pelo Ministério de Desenvolvimento Regional e vão entrar em licitação, nos próximos dias.  Áreas da Chapada do Araripe, Alto de Santa Isabel e Alto da Parnaioca, principais pontos de deslizamento em Monte Verde, estão sendo revitalizadas e a ideia é desenvolver projetos escolhidos pelos moradores para os vazios que ficaram nesses locais, evitando reocupação. “Nosso compromisso com a comunidade existe e estamos avançando em muitas frentes. 

O maior desafio é o montante de recursos necessários para atuarmos sobre tantas áreas de risco existentes no Jaboatão, mas vamos buscar apoio do Governo Federal e do Governo Estadual e acredito que, juntos, vamos conseguir”, afirmou o prefeito Mano Medeiros. Na próxima semana, o Grupo de Trabalho se reúne com moradores na comunidade, para ampliar as discussões. A promotora Zélia Neves também foi convidada a participar do novo encontro.

USF Jardim Coqueiral volta às atividades em Jardim Coqueiral

 

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Unidade de Saúde da Família Jardim Coqueiral, em Cajueiro Seco, voltou à ficar à disposição dos moradores do entorno, nesta terça-feira, após passar por uma ampla reforma. A USF fica localizada na Rua Central e foi atingida pelas chuvas do meio do ano e foi necessário transferir a equipe e os atendimentos para a USF Jardim Náutico. Com o retorno das atividades, a unidade passa a ter capacidade de atender quatro mil pessoas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A USF Jardim Coqueiral passou por ajustes estruturais, recebeu mobiliário e equipamentos novos, foi instalada a Sala de Coleta e agora o Cartão SUS pode ser solicitado na própria unidade. A equipe também está completa, formada por médica generalista, enfermeira, seis agentes comunitários de saúde e entrega de medicamentos na farmácia.

O prefeito Mano Medeiros participou da entrega da USF reformada e ressaltou a importância para a comunidade. “Lamentavelmente, tivemos fortes chuvas no meio do ano e essa unidade de saúde foi atingida. Mas não medimos esforços para garantir seu funcionamento e hoje estamos entregando a USF Jardim Coqueiral novamente aos moradores, com equipamentos novos, equipe completa, farmácia com estoque e um atendimento diferenciado”, ressaltou.

A aposentada Maria do Carmo, de 71 anos, contou que tinha dificuldade para se deslocar até outra unidade de saúde e não via a hora de poder ser atendida novamente perto de casa. “Foi uma bênção ter a nossa USF de volta. A outra era longe e ficava complicado para mim. Agradeço muito o trabalho que foi feito aqui”, disse.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Portal da Transparência do Jaboatão lidera ranking na RMR

Foto: Divulgação/PMJG

O Portal da Transparência da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lidera o ranking dos melhores entre as gestões municipais da Região Metropolitana do Recife, conforme levantamento nacional do Sistema de Tribunais de Contas. A avaliação foi feita no período de maio a novembro deste ano e a ferramenta foi classificada na categoria Prata, o que garante a concessão do selo de transparência pública.

O levantamento buscou avaliar a transparência ativa, disponibilizada de forma espontânea e envolveu portais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, tribunais de contas, Ministério Público e Defensoria Pública de todo o País. O objetivo da classificação é fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.

O prefeito Mano Medeiros comemorou o resultado positivo, ressaltando o interesse da gestão municipal em dar clareza a todas as suas ações e gastos. “Temos investido intensamente na melhoria, aprimoramento e qualificação do nosso Portal da Transparência. Essa ferramenta é um direito do cidadão, à medida que permite ao munícipe realizar o acompanhamento, a fiscalização e o controle social dos gastos públicos, além de estimular a participação da sociedade na tomada de decisões”, salientou.

A notícia sobre a liderança no ranking da Região Metropolitana foi tratada durante a reunião do prefeito com a equipe da Controladoria Geral e da Ouvidoria, liderada pela controladora Andréa Costa. Na ocasião, foram relatadas as ações de monitoramento, orientação e assessoramento às secretarias municipais, para o cumprimento das normativas legais e das resoluções emitidas pelos órgãos de controle externo.

O prefeito Mano destacou a importância da Controladoria para a gestão e governança municipal. ele reforçou seu compromisso em garantir a integridade, funcionamento e independência do controle interno, na perspectiva de garantir uma gestão responsável e comprometida com o bom funcionamento dos programas governamentais desenvolvidos no município do Jaboatão.

Homem é capturado logo após assalto em Candeias

Em ocorrência finalizada somente no início da manhã desta segunda-feira (21/11), policiais militaes do 6º BPM prenderam um homem por assalto a mão armada, na Avenida Alfredo Regis de Lima Mota, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes. O efetivo fazia rondas no sentido Barra de Jangada, quando foi acionado por um transeunte, afirmando ter visto o suspeito cometendo o crime, perto da Avenida Bernardo Vieira de Melo.

Foram realizadas rondas e o envolvido foi localizado tentando fugir de populares, que informaram também terem presenciado o assalto. Ao notar a presença dos policiais, o envolvido arremessou um objeto dentro do terreno de uma casa de eventos. Foi feita uma busca e encontrada uma pistola calibre .765, além de um telefone celular e uma bolsa, que havia subtraída.

Diante dos fatos,  foi dada voz de prisão ao suspeito, que é reincidente no cometimento de crimes.

PRF apreende 47 comprimidos de "rebite" na BR 116, em Salgueiro


Em duas abordagens realizadas no domingo (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 47 comprimidos de “rebite”, uma anfetamina que não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que torna seu uso e comercialização proibidos no país. As substâncias foram encontradas com motoristas de caminhão, na BR 116, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Dois caminhões trafegavam juntos na rodovia, quando foram abordados em uma blitz de segurança viária. Durante a fiscalização, o primeiro condutor admitiu que transportava uma cartela com nove comprimidos de uma substância para se manter acordado. O disco do tacógrafo do veículo, que comprova o tempo de descanso obrigatório, também estava quebrado.

Já o segundo condutor portava 38 comprimidos da droga, que é utilizada de forma ilegal para inibir o sono em viagens de longas distâncias. Diante dos flagrantes, os condutores foram autuados por porte de droga, de acordo com o artigo 28 da Lei 11.343/06.

Foragido da Justiça é preso por tráfico em Jaboatão


Policiais militares da CIPMoto prenderam um homem por tráfico de drogas, no início da madrugada deste domingo(20), em Jaboatão dos Guararapes.  O efetivo realizava rondas no bairro de Jardim Jordão quando recebeu informações sobre a prática criminosa em um bar, na Avenida Córrego da Batalha. 

Foi feito o deslocamento até o ponto indicado e os policiais visualizaram toda a prática delituosa e aguardaram o momento oportuno para realizar a abordagem. Com o suspeito foi encontrada uma pedra bruta de crack pesando, aproximadamente, 47 gramas. Diante do fato, ele foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Prazeres, onde foi constatado que o envolvido possuía um Mandado de Prisão em aberto por homicídio.