quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Acordo garante moradia para mais de mil famílias de Muribeca, em Jaboatão

Foto: Matheus Britto

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Justiça Federal, Ministério Público e Caixa Econômica chegaram a um acordo para manter as moradias de mais de mil famílias que residem em torno do Conjunto Muribeca. Há mais de 30 anos, parte do terreno pertencente à Caixa foi ocupada e, devido à decisão da Justiça de demolir o conjunto que havia sido desocupado, essas residências também seriam demolidas.

No entanto, a Prefeitura do Jaboatão interveio em favor dos moradores e a juíza federal Nilcéa Maria Barbosa Maggi acolheu os argumentos sobre as consequências do problema social. Além das residências, também serão mantidas a sede do Centro de Saúde Alternativa de Muribeca (Cesam) e a Igreja Batista do Centenário.

Nesta quarta-feira, o prefeito Anderson Ferreira recebeu representantes dos moradores, em seu gabinete, para informar a decisão judicial. Ele ressaltou que o acordo foi possível porque a Caixa acatou a sugestão de reduzir a área total do terreno do qual tem posse. Com a demolição das 69 unidades do Conjunto Muribeca e das edículas que haviam no local, o terreno será repassado para o município, conforme decisão da Justiça Federal.

Após receber repasse da área, a Prefeitura do Jaboatão dará início à  regularização fundiária dos imóveis para as mais de mil famílias agora beneficiadas. “Esse é um problema que se arrasta há 30 anos e a nossa gestão está conseguindo resolver em apenas três. Isso só aconteceu graças ao entendimento e ao bom diálogo que mantivemos com os moradores. Quem residia nas edículas, hoje está com casa própria no Residencial Fazenda Suassuna, mas essas mais de mil famílias ficariam sem teto. Procuramos a Justiça, o Ministério Público e a Caixa e todos entenderam a questão social. Vencemos mais uma etapa. Agora estamos tranquilizando todas essas pessoas de que continuarão com as suas casas e que receberão o título de posse definitivo”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Fundador do movimento Somos Todos Muribeca, Israel José da Silva agradeceu o apoio da gestão para solucionar o problema dos moradores. “Essa nova Muribeca estou vendo com bons olhos porque o prefeito agiu com ousadia. As outras gestões poderiam ter feito algo, mas é nessa que está sendo realizado”, disse.

Giselda Alves da Silva, uma das fundadoras do Cesam, também ressaltou a importâncida da continuidade do trabalho na comunidade. “A importância do Cesam é o respeito à natureza e às pessoas. Ficamos preocupadas com o que aconteceria, se houvesse a demolição, mas sempre tive confiaça. Por isso quero agradecer o apoio que tivemos da equipe do prefeito Anderson Ferreira”, destacou.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Olinda libera acesso parcial durante o carnaval para motoristas de Aplicativos


Após o ingresso de Mandado de Segurança na última quarta-feira (13), pela AMAPE - Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco, a prefeitura de Olinda declinou na cobrança do valor de R$ 200 aos motoristas de aplicativos e decidiu permitir o acesso parcial, às áreas consideradas restritas, durante o período de carnaval.

No mandado, a AMAPE defende a liberdade econômica, além da intenção de contribuir com a mobilidade urbana durante o carnaval.

“A decisão de liberar o acesso veio após a notificação do Mandado de Segurança. Esperamos que a decisão da magistrada vá na mesma direção”, disse, Fernando Ferreira, advogado da AMAPE.

A AMAPE nega quaisquer tipo de cobrança por parte da entidade aos motoristas e diz que toda a iniciativa partiu da prefeitura. Desde que foi procurada, a AMAPE defendeu o acesso gratuito as áreas bloqueadas.

Vigilância Sanitária do Jaboatão lança aplicativo pioneiro para consumidor realizar denúncias

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta terça-feira (18), o aplicativo Saúde Vigilante, uma ferramenta pioneira em Pernambuco, através da qual o cidadão pode entrar em contato direto com a Vigilância Sanitária do município pelo telefone celular e realizar denúncias sobre situações que ponham a saúde em risco. Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play e buscar o app “Saúde Vigilante”. As irregularidades que podem ser denunciadas são geralmente relacionadas a serviços nas áreas de alimentos, medicamentos, produtos de beleza e limpeza, academias, consultórios médicos e odontológicos, entre outros.

Na denúncia, devem ser informados dados como data, horário, bairro, rua, número e nome do estabelecimento. O usuário também pode colocar o número de pessoas que se sentiram mal e os sintomas apresentados. O app permite ainda que o caso seja acompanhado através das guias “Minhas Denúncias” e “Notificações Push”.

“Com o Saúde Vigilante, garantimos mais transparência e um canal direto para o consumidor. É um aplicativo pioneiro, que permite à Vigilância Sanitária do Jaboatão avançar ainda mais na fiscalização e dar respostas rápidas às denúncias que chegarem, de forma democrática, pois qualquer pessoa pode ter acesso ao sistema a qualquer momento”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

Gerente-geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Josimaryson Bezerra destacou o pioneirismo do Jaboatão no lançamento da ferramenta. “Jaboatão está na vanguarda. Essa é uma tecnologia que pode ser exportada para outros municípios”, disse. Também presente ao ato de lançamento do aplicativo, o promotor de Justiça Maviael de Souza elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar Jaboatão. Não conheço outro serviço como esse. É um app que melhora a comunicação entre o poder público e a população e que vai implementar ainda mais a sensação de respeito”, disse.

Além do app Saúde Vigilante, o consumidor pode entrar em contato com a Superintendência da Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes através do número (81) 99975-3952, pelo 0800 081 8899 (Ouvidoria do SUS) ou pelo email vigilanciasanitaria.jaboatao@gmail.com. 

Nino de Enoque disputará Prefeitura de Moreno pelo PL


O empresário Nino de Enoque será candidato a prefeito do município de Moreno pelo Partido Liberal (PL), nas eleições deste ano, a convite do presidente estadual da legenda e prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Os dois se reuniram, nesta segunda-feira, para acertar os detalhes da filiação de Nino e da estratégia para a campanha eleitoral.

Nino de Enoque, que foi vice prefeito da cidade no período de 2009 a 2012, disse que Moreno está precisando de um administrador que leve a experiência bem sucedida da iniciativa privada para o poder público. O empresário conta que “Moreno está entregue ao descaso”.

“Desde cedo aprendi a lidar com gestão e não posso ver minha cidade nessa situação de descaso. A área da saúde está um caos e um exemplo disso é a Policlínica Berau Uchoa, que está abandonada pela atual administração. Não há recolhimento de lixo, não tem uma política social que crie oportunidades, principalmente, para os jovens. E a população vive assustada com o clima de insegurança nas ruas. Moreno precisa de uma gestão moderna, inovadora e que valorize as famílias. Por isso quero contribuir com a minha experiência no setor empresarial para dar um novo rumo a nossa cidade”, ressaltou Nino de Enoque.

Anderson Ferreira disse que a entrada de Nino no PL engrandece o partido e que sua candidatura a prefeito mostra o quanto é importante a renovação na política. “Nino de Enoque já provou que sabe administrar, quando fez crescer ainda mais seus negócios, sobretudo respeitando o legado do seu pai. Não tenho dúvida de que ele fará uma grande gestão. Nosso partido vem atraindo novas lideranças em todo o Estado visando lançar candidaturas fortes e, com Nino, temos a certeza de que ele será o futuro prefeito de Moreno”, assegurou o presidente do PL.

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Prefeitura do Jaboatão reestrutura Programa Praia Sem Barreiras em Candeias

Foto: Matheus Britto

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes investiu na reestruturação do Programa Praia Sem Barreiras, na orla de Candeias, e está oferecendo mais conforto e lazer às pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos. Neste final de semana, os banhistas encontraram todos os equipamentos renovados e monitores preparados para cuidar dos usuários. 

A prefeitura jaboatonense, inclusive, é a única que dispõe de veículo para buscar e levar idosos que moram em abrigos localizados no município.

Para garantir mais conforto aos beneficiados pelo Praia Sem Barreiras, a Prefeitura do Jaboatão realizou manutenção das cadeiras anfíbias, adquiriu novos guardas-sois, bebedouro, camisas de proteção UV, piscinas plásticas e lona para cobertura do grid que abriga o projeto. O programa funciona das 8h ao meio-dia, às sextas-feiras, sábados e domingos, na praia de Candeias, com média mensal de 100 usuários. O acesso é pela rua Alfredo Régis de Lima Mota.

“Estamos em pleno verão e o principal divertimento gratuito que se tem, nessa época, é justamente a praia. É um serviço aberto ao público, que não tem restrição a idade e nem classe social. Nossa gestão tem compromisso com o social, por isso fizemos esse investimento na aquisição de equipamentos e no transporte gratuito. Nosso objetivo é garantir esse direito a quem tanto precisa de momentos de lazer”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Lindalva Felizardo não escondia a alegria de sentir o calor do sol e a água do mar. Ela mora num abrigo e foi levada à praia na van da Prefeitura de Jaboatão. Na cadeira anfíbia disse que foi o momento de maior prazer e ainda pôde aproveitar a piscina plástica montada sob o toldo do projeto. “Estou muito feliz com esse dia de princesa. É muito bom ter essas pessoas que cuidam da gente”, contou.