sábado, 20 de maio de 2023

Prefeito Mano Medeiros acompanha Caravana Mais Jaboatão

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Moradores da comunidade Nova Divineia, no bairro de Cajueiro Seco, tiveram mais de 40 serviços gratuitos, neste sábado (20), na Caravana Mais Jaboatão, realizada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Entre as 8h e o meio-dia, foram mais de 2.600 atendimentos realizados. O prefeito Mano Medeiros mais uma vez acompanhou as atividades pessoalmente e aproveitou para conversar com os moradores sobre as demandas da localidade.

“Esse tipo de mutirão de serviços realizamos toda quinta-feira e também aos sábados com o objetivo de chegar às comunidades. E vou a todos porque é importante acompanhar os trabalhos e também conversar com as pessoas. Tem certas situações que é ouvindo o morador que tomamos conhecimento e buscamos a solução. Mas também é a oportunidade de falar sobre ações, obras e programas que a gestão vem realizando no bairro e no município como um todo. A cada conversa, a energia se renova e nos sentimos estimulados a trabalhar mais por Jaboatão”, disse o prefeito Mano.


Maria Solange tirou a manhã para resolver algumas questões, aproveitando a oferta dos serviços. “Esse mutirão é muito bom porque dá para fazer várias coisas num só lugar. E vi que o prefeito estava presente. Isso também é importante porque passamos a ter um acesso a ele diferente, falando pessoalmente sobre as melhorias que precisamos. A Prefeitura tem feito algumas coisas por aqui, mas não podemos deixar passar essa oportunidade de pedir mais, né?”, contou a dona de casa.

Logo cedo, moradores já se concentravam na rua Pio XII para tomar vacinas, fazer exames clínicos e odontológicos, buscar orientações no Procon, Defesa Civil e da Secretaria da Mulher, solicitar segunda via de documentos, se cadastrar no CadÚnico, cortar cabelo e até mesmo vacinar seus pets.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Prefeito Mano Medeiros entrega USF requalificada na Muribeca

Foto: Leandro de Santana/PJG 

A  rede de atenção básica do Jaboatão dos Guararapes ganhou um novo reforço com a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Odorico Melo totalmente requalificada a população. O equipamento que fica localizado no bairro da Muribeca é a 18ª USF reformada pela gestão municipal no período de um ano. Outras quatro serão entregues até o mês de junho e mais 14 vão passar por reforma até o final do ano.

Mais de 8,5 mil pessoas serão beneficiadas com a reinauguração da USF Odorico Melo, que conta agora com salas de atendimento médico e odontológico, sala de vacina, sala de medicamentos, sala de coleta de exames e ainda um espaço reservado para os funcionários.

O atendimento médico também foi modernizado com a instalação de interfaceamento de exames, ou seja, os prontuários médicos ficarão disponíveis em tela para o usuário e o profissional, no momento da consulta. Outro benefício para os pacientes é que os exames laboratoriais poderão ser impressos na própria unidade de saúde. A unidade de saúde possui duas equipes de Saúde da Família com médico, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal que darão apoio as equipes.

O prefeito Mano Medeiros falou sobre a importância de entregar mais um equipamento de saúde totalmente requalificado para atender com excelência os munícipes. "Outras obras de reforma estão em andamento e ficaram prontas até o final deste ano. Isso mostra que a gestão está trabalhando constantemente para trazer mais equipamentos de saúde requalificados e proporcionar maior qualidade de vida para os jaboatonenses”, disse o gestor.

A autônoma Renata Cecília elogiou a reestruturação da USF da Muribeca. “A reforma ficou muito boa e vai melhorar principalmente, a parte de atendimento odontológico para os moradores. Estávamos esperando por isso”, informou Renata.

Prazo de inscrição para eleição de conselheiro tutelar é prorrogado no Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

Foi prorrogado, até a próxima sexta-feira (26), o prazo para inscrição no processo de escolha para o preenchimento das 35 vagas de membros titulares e 35 vagas de suplentes de Conselheiros Tutelares que irão atuar pelos próximos quatro anos, compreendendo o quadriênio 2024/2028. 

O processo de escolha será realizado em três etapas: inscrição dos candidatos, prova de aferição de conhecimentos e eleição dos candidatos por meio do voto popular. As inscrições devem ser feitas por meio do site processoescolhact2023.jaboatao.pe.gov.br/menu/

Os escolhidos terão jornada de trabalho de 40 horas semanais, mais regime de plantão, e receberão remuneração mensal de R$ 4.145,73 e demais garantias trabalhistas.Com atribuições previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de  situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Prefeitura do Jaboatão e Ceasa dão orientações sobre reaproveitamento de alimentos

Foto: Leandro de Santana/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Ceasa-PE promoveram, nesta quinta-feira (18), o 1° Encontro do Ceasa com donas de casas e produtoras rurais do município. O objetivo foi repassar dicas importantes para evitar desperdícios de alimentos e também como reaproveitar sobras de comidas. O evento aconteceu na Casa da Cultura, no Jaboatão Centro. 

Na ocasião, o técnico de Qualidade do Ceasa, Domingos Sávio, repassou o passo a passo de como fazer uma sopa reutilizando talos e cascas de legumes, sobras de verduras, juntamente com porções de arroz e macarrão deixadas na geladeira. "No processo de preparo dos alimentos é importante higienizar bem os produtos e acondicioná-los de forma correta na geladeira", afirmou Sávio. Ao final do encontro, foi servida uma sopa para os participantes, feita a partir de alimentos que seriam descartados.

A agricultora Cícera Maria da Silva gostou bastante das dicas e disse que irá colocá-las em prática. "Achei tudo importante que eles repassaram na palestra. Aprendi que se faz pizza até com massa de inhame. Vou fazer em casa e experimentar", ressaltou.

O prefeito Mano Medeiros participou do encontro com a primeira-dama Andréa Medeiros e agradeceu ao Ceasa pela parceria e por ter explanado um tema importante para as munícipes. "É uma oportunidade de aprendermos mais sobre os alimentos e como reaproveitá-los da melhor maneira. Esse foi o primeiro dos vários encontros que realizaremos junto com a Ceasa em outras áreas do Jaboatão”, falou o gestor.

Além do reaproveitamento de alimentos, a palestra abordou a questão da prática de atividade física, higiene de alimentos, dicas de nutrição e aproveitamento de resíduos para produção de  compostagem.

Espetáculo de bonecos encanta alunos do Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Grupo Basf, estão promovendo, durante este mês, o projeto Itinerante de Bonecos, que irá a 12 escolas da rede municipal. A ideia é conscientizar crianças e pais de alunos a respeito do descarte correto do lixo e a importância da reciclagem de resíduos sólidos. Nesta quinta-feira (18), o espetáculo lúdico foi apresentado na Escola Municipal Maria de Fátima da Silva, em Jardim Prazeres. 

A pequena Maria Alice, de 5 anos, ficou de olhos bem atentos durante a encenação dos personagens no pátio da escola e, ao final, estava encantada com a apresentação dos bonecos. “Gostei muito da fadinha que protege o meio ambiente. Aprendi que temos que jogar o lixo na lixeira e não nas ruas”, disse a aluna. 

A diretora da escola, Fabiana Pimentel, observou que a abordagem do espetáculo encaixou bem  no projeto pedagógico que é desenvolvido pela unidade escolar. “As crianças se identificaram com os personagens e a forma lúdica como o tema é abordado. Além disso, é uma encenação com muitas cores e histórias encantadoras que emocionaram os alunos da Educação infantil”, comentou a gestora. O projeto Itinerante de Bonecos estará se apresentando nesta sexta-feira (19), às 9h, na Escola Nossa Senhora dos Prazeres, em Jardim Jordão.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Jaboatão realiza ação educativa para alertar sobre o abuso e a exploração sexual infantil

 

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Para conscientizar a sociedade civil a respeito da importância de se combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes, está realizando ao longo deste mês várias atividades voltadas para o tema. Uma das ações aconteceu nesta quarta-feira (17), em frente ao Mercado das Mangueiras, em Prazeres. Na ocasião foram distribuídos panfletos informativos com a população, explicando a relevância de garantir a proteção e acolhimento aos menores de idade. 

A equipe da secretaria juntamente com um grupo de divulgadores abordaram transeuntes e usuários do Metrô, distribuindo o material informativo. “Achei importante essa ação da prefeitura porque chama a atenção para um problema que, muitas vezes, não é denunciado. Precisamos orientar mais as pessoas a fazerem denúncias contra os abusadores”, comentou a professora de Educação infantil, Rosineide Patrício.  


A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania do Jaboatão, Maria Gentila Guedes, destacou que o município intensificou este mês as atividades de combate ao abuso e exploração infantil em alusão ao Maio Laranja. “Temos realizado um trabalho em toda a nossa rede municipal, para conscientizar e informar a população sobre a importância de denunciar qualquer violação aos direitos de crianças e adolescentes. Temos feito palestras em escolas e nos CRAS, além de ações externas abordando as pessoas em locais públicos, levando essas orientações. A participação da sociedade é fundamental para combater o abuso e a exploração sexual”, falou Gentila Guedes. 


PROGRAMAÇÃO

Esta quinta-feira (18), será marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania fará várias ações no município. Haverá palestras em algumas escolas municipais da rede e também no CRAS do bairro da Muribeca, além de uma roda de diálogo na Policlínica Mariinha Melo, em Vila Rica, e panfletagem em frente à estação do Metrô, no Jaboatão Centro.   

Os telefones para fazer denúncias são os seguintes: Ouvidoria do município: 0800.081.8899/(81) 9.9422-5177 (Whatsapp) e Disque 100 (Direitos Humanos).

Prefeitura do Jaboatão entrega vacina contra aftosa a criadores de gado

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab) e em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), iniciou a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 31 de maio. O objetivo é manter a região rural do município como área livre da doença.

A febre aftosa é altamente contagiosa, que provoca queda na produtividade e perda de mercados, pois impede a comercialização local e internacional dos animais e seus produtos/subprodutos, gerando graves prejuízos econômicos. Dessa forma, a ação se torna de extrema importância para o município.

Para uma maior otimização e eficiência do processo de vacinação, as equipes realizam a entrega das doses imunizantes aos pecuaristas, dando instruções para a aplicação correta. Nesta etapa, mais de 100 pequenos produtores credenciados na Adagro estão sendo atendidos, garantindo a imunização de cerca de dois mil bovinos. Além de vacinar, o produtor deve, obrigatoriamente, declarar a vacinação até o dia 15 de junho deste ano.

Essa declaração pode ser feita de maneira presencial através dos escritórios da Adagro em todo Estado. Os produtores que possuem acesso ao cadastro no Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC3 – devem declarar a vacina de forma on-line pelo site, ou pelo aplicativo no celular, evitando penalidades e multas.

terça-feira, 16 de maio de 2023

Urgente: Acidente entre ônibus e carreta com varios feridos no Cabo de Santo Agostinho

Fotos: Internet/Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (16) foi registrada uma colisão traseira entre ônibus da empresa São Judas Tadeu e uma carreta da Ledifran Logística no trecho municipalizado da antiga BR-101 no Cabo de Santo Agostinho nas imediações da AMBEV.




Ainda não se tem a quantidade de feridos na colisão mas segundo informações da Assessoria de Imprensa do SAMU foram acionadas ambulâncias do Cabo de Sto Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Recife e Aeromédico SAMU/PRF (uso de helicóptero).





Helicóptero 

Cinco pessoas foram atendidas no local, sendo quatro mulheres e um homem de idade não informada que foi resgatado de helicóptero pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU Metropolitano Recife. Ele estava em estado mais grave, com uma fratura na face e hemorragia.

O homem recebeu os primeiros socorros e foi transportado na aeronave até o campo do Derby. Em seguida, seguiu de ambulância até o Hospital da Restauração, para receber atendimento.

Três mulheres foram levadas para o Hospital Mendo Sampaio e uma foi encaminhada ao Hospital dos Servidores do Estado.