sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Anderson: “Não entro no jogo de colocar rótulos”

 


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira cumpriu agenda no município de Caruaru, nesta sexta-feira (27), e reuniu-se com nove prefeitos, três ex-prefeitos e lideranças políticas de cidades do Agreste para debater questões da região. No encontro, Anderson disse ser contra federalizar o discurso eleitoral e defendeu que o debate seja sobre Pernambuco. “Defendo que a oposição tenha um palanque amplo e apresente aos pernambucanos propostas para o Estado. Não entro no jogo de colocar rótulos sobre apoio a candidato a presidente A ou B. Respeito a posição de cada, mas o importante é debater o que interessa a Pernambuco”, disse.

Participaram do encontro os prefeitos Alvinho Porto(Quipapá), Giorge Bezerra (Camocim de São Félix), Janjão (Bom Jardim), Biu Abreu (Orobó), Josafá (São Caetano), Gildo (Sairé), Zé Maria(Cupira), Duguinha (São Joaquim do Monte) e Juliana Chaparral (Casinhas). Também estiveram presentes os vices-prefeitos Guto (São Joaquim do Monte) e Duda Lira (Camocim de São Félix), os ex-prefeitos Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), Chaparral (Orobó) e Flávio Nóbrega (Surubim), os deputados federais Fernando Rodolfo e André Ferreira. Antes Anderson Ferreira fez visita de cortesia à prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Anderson disse que, nas visitas aos municípios do interior, sente na população o desejo por mudanças. “Os pernambucanos querem uma nova proposta para o Estado porque o clima é de insatisfação. Temos que retomar o diálogo com os prefeitos e com o povo, principalmente, nesse momento de retomada da economia. Quem governa tem o dever de atender a todos e não apenas a quem é aliado. Eu, como prefeito de oposição, sei o que é administrar uma cidade sem apoio do Estado. Há uma crise provocada pela pandemia e cada gestor precisou se reinventar com soluções inovadoras”, ressaltou.

Sobre o bloco de oposição, Anderson Ferreira afirmou que nunca esteve tão unido quanto agora. “Temos legitimidade para discutir sobre o Estado porque há representantes em regiões estratégicas e conhecemos o dia dia dos pernambucanos. E temos um projeto para o Estado. O vento da mudança está chegando e a chave vai virar”, ressaltou.

O prefeito de Jaboatão também concedeu entrevistas a emissoras de rádio e teve oportunidade de destacar ações realizadas por sua gestão. Citou os dois prêmios concedidos pela ONU por excelência em gestão pública com os programas Jaboatão Prepara e da Coleta Seletiva. Anderson Ferreira ainda destacou as obras de infraestrutura a atração de empreendimentos importantes que geram empregos no município e os avanços nas áreas da saúde e educação. A agenda em Caruaru encerrou, no final da tarde, com a vista à Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura.

Prefeitura retoma mutirão de ações integradas do Mais Jaboatão com diversos serviços gratuitos à população

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes irá retomar as atividades do Mais Jaboatão, um mutirão de ações integradas que oferece à população, sempre aos sábados, das 8h às 12h, acesso a vários serviços gratuitos em diversas áreas. Com capacidade para realizar cerca de dois mil atendimentos, o programa precisou ser temporariamente suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus, mas devido aos novos protocolos de convivência com a Covid-19 e diante da estrutura montada pela prefeitura para garantir a segurança sanitária ao longo da ação, o retorno às atividades irá acontecer neste sábado (28), na Estação Cidadania, em Dois Carneiros.

A novidade dessa retomada fica por conta da oferta de testes rápidos para a Covid-19, uma ação da prefeitura, iniciada na última quinta-feira (25), com o objetivo de mapear casos ativos do novo coronavírus em toda a cidade, com resultados entregues em cerca de 20 minutos. Além disso, a população vai ter à disposição uma gama de serviços gratuitos, tais como: exames de mamografia e oftalmológicos, consultas com clínico geral, atendimento odontológico e aferição de pressão arterial; agendamento para emissão de carteira profissional e inscrição em vagas de emprego na Agência do Trabalhador; emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito; serviços de corte de cabelo, maquiagem, estética, entre outros.

“O Mais Jaboatão é um grande mutirão de ações integradas que a nossa gestão promove para levar para perto das pessoas o acesso aos serviços que a prefeitura disponibiliza. E como são serviços de rápido atendimento, mas de grande importância, conseguimos evitar o deslocamento desnecessário para os pontos fixos. É uma boa oportunidade para resolver aqueles problemas do dia a dia, na porta de casa”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Jaboatão inicia ação de testagem em massa da população contra a Covid-19

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (25), a uma ação para aplicação em massa de testes rápidos contra a Covid-19 na população de todo o município. A primeira iniciativa foi montada na altura da Igrejinha de Piedade, com o objetivo de realizar os exames junto aos comerciantes que trabalham na orla da cidade, devido ao alto fluxo de turistas e banhistas que frequentam a faixa de areia. O exame é feito por meio de coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta) e o resultado é apresentado em cerca de 20 minutos.

Outras ações serão realizadas ao longo da semana, em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas, a fim de mapear e isolar quadros ativos do novo coronavírus. “Medidas de prevenção e vacinação são as nossas maiores armas contra essa pandemia e é justamente isso, esse controle epidemiológico, que estamos buscando alcançar com essa iniciativa. A nossa campanha de vacinação segue em ritmo acelerado, mas é imprescindível que os cuidados com a higiene das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social continuem sendo seguidos com firmeza”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Robson Alves da Silva possui comércio há 19 anos na orla da praia de Piedade, próximo ao Hospital da Aeronáutica, e foi um dos primeiros que atenderam ao chamado da prefeitura para participar da ação. Ele contou que emprega quatro funcionários em seu estabelecimento e deu a ordem para que todos fizessem o teste. “Aí a gente trabalha com mais segurança e pode passar essa tranquilidade para quem estamos atendendo no dia a dia. O meu resultado deu negativo, graças a Deus”, afirmou, ao fazer questão de dizer que já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Jaboatão inicia vacinação contra Covid-19 de crianças e adolescentes com comorbidades

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vai iniciar nesta quarta-feira (25) a vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário formado por crianças e adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes, lactantes e puérperas, com idades entre 12 e 17 anos. A aplicação das doses será realizada das 8h30 às 17h nos pontos montados na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Prazeres; e na Escola Municipal Benjamin Constant, no bairro do Socorro. Acamados ou com dificuldade de locomoção serão imunizados por equipes da prefeitura em suas próprias residências, a fim de evitar riscos desnecessários.

Em suas redes sociais, o prefeito Anderson Ferreira divulgou um vídeo em que detalha que a iniciativa é fruto de uma pactuação feita entre todos os municípios do estado por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Ainda de acordo com o gestor, a realização de um pré-cadastramento, feito no início deste mês agosto, serviu como um senso atualizado sobre essa população, o que aumentou ainda mais o nível de precisão sobre o público-alvo a ser atingido pela campanha.

“Estamos vindo de uma virada vacinal que conseguiu aplicar mais de 16 mil doses das vacinas contra o novo coronavírus dentro de 24 horas. Esse tipo de marca a gente só consegue atingir com muito planejamento e é isso que a gente tem feito no Jaboatão desde quando se começou a falar na chegada de doses contra a Covid-19. Mais um grupo prioritário sendo vacinado reflete, diretamente, em mais um passo dado no sentido de vencermos essa batalha contra essa pandemia”, disse Anderson.

O agendamento para vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão dos Guararapes deve ser feito pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou aplicativo De Olho na Consulta. Atualmente, o município vacina pessoas do público em geral a partir dos 18 anos, além de todos os grupos prioritários listados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) do Ministério da Saúde.

Filhotes de tartaruga-marinha-olivácea saem do ninho em busca do mar na praia de Piedade, no Jaboatão

Foto: Divulgação

Setenta e seis filhotes de tartaruga-marinha-olivácea nasceram, na tarde dessa segunda-feira (23), nas areias da praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. O ninho estava sendo monitorado desde a época da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Um pequeno grupo de crianças teve a oportunidade de conhecer de perto os filhotes e participar de uma palestra sobre educação ambiental com o chefe de Núcleo do Moama, Adriano Artoni.

"Precisamos continuar estimulando a conscientização da população, principalmente junto a crianças e adolescentes, para a preservação da nossa fauna e flora. Além disso, realizamos o monitoramento dos ninhos das tartarugas durante o dia e à noite, para garantir a segurança dos animais. É importante ressaltar que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por ovo”, ressaltou Artoni.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Prefeitura do Jaboatão convoca 562 candidatos aprovados em concurso público

Ato foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município desta segunda-feira. (Foto: Chico Bezerra/PJG)

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes convocou 562 aprovados em concurso público para o preenchimento de vagas nas secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura, Assistência Social e Cidadania e de Administração. O ato foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do município nesta segunda-feira (23). Os novos servidores serão informados, através de edital, sobre o período para apresentação dos documentos para que sejam nomeados.

“Desde que assumimos a gestão do município, em 2017, estamos nomeando servidores concursados para compor os quadros das nossas secretarias e, com essa nova convocação de hoje, já são quase 3.200. Dessa forma, valorizamos a categoria e garantimos que a maioria dos servidores sejam da própria casa”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.


A secretaria com maior número de convocados é a de Educação, com 450 professores. Com a previsão de retorno das aulas presenciais no próximo dia 4 de outubro, há necessidade de preenchimento das vagas na rede municipal de ensino. O retorno será gradual, conforme o planejamento montado pelo município, e será necessário que todo corpo docente esteja preparado para o novo momento nesse cenário de pandemia da Covid-19.


Em seguida vem a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com 47 profissionais, sendo 32 educadores sociais. Para a Saúde, serão 37 novos servidores, dos quais 16 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Também foram convocados médicos, odontólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais.


A pasta de Infraestrutura teve 21 profissionais chamados, entre engenheiros, técnicos em saneamento ambiental e edificações, arquitetos e analistas. Outros sete concursados preencherão vagas na Secretaria de Administração.

NOVO CONCURSO
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes montou uma consultoria a fim de analisar a força de trabalho dos cargos efetivos da estrutura organizacional da gestão com o objetivo de realizar, em 2022, um novo concurso público para ampliação do quadro de servidores. Os detalhes acerca do certame serão divulgados nos próximos meses.

Jaboatão vacina 16.248 pessoas em 24 horas contra a Covid-19 e bate maior meta do estado


Fotos: Matheus Britto/PJG


A 1ª Virada Vacinal promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, entre as 18h de sexta-feira (20) e 18h do sábado (21) bateu a maior meta de vacinação contra o novo coronavírus de Pernambuco em apenas 24 horas. Foram 16.248 doses aplicadas em pessoas com idades a partir dos 18 anos. O objetivo foi aplicar a primeira dose em quem estava agendado para a ação e naqueles que não compareceram aos pontos de imunização em datas anteriores. A Virada Vacinal aconteceu no Centro Cultural Miguel Arraes e contou com grande estrutura, equipe formada por  servidores de todas as secretarias municipais, além de apresentação de DJs, forrozeiros e artistas circenses.


O prefeito Anderson Ferreira acompanhou pessoalmente todo o trabalho e ressaltou a compreensão das pessoas sobre a importância de estar imune. “Percebemos que havia um grupo muito grande de jaboatonenses que ainda não tinha tomado a primeira dose e decidimos realizar essa ação com duração de 24 horas ininterruptas. O resultado foi surpreendente e superou todas as expectativas. Mais ações como essa acontecerão para que, num breve espaço de tempo, a nossa população esteja completamente imunizada”, ressaltou o gestor.



Foram montados dois pontos de drive-thru e um para os pedestres e tudo funcionou da forma como foi programado, tendo o reconhecimento dos próprios usuários. “Fiz o agendamento há menos de uma semana e foi muito rápido. O local é acessível e estratégico para todo mundo. É uma ação fundamental para que todo mundo esteja vacinado”, disse Igor Lauri, de 29 anos, que foi o primeiro a tomar a vacina no drive-thru.

Daiane Juliane, de 25 anos, também foi uma das primeiras a chegar ao Centro Cultural Miguel Arraes e às 18h05 já havia tomado a vacina. “É importante que todos venham se vacinar para que a vida volte ao normal logo. São ações como essa que a Prefeitura do Jaboatão faz que ajudam a enfrentar a Covid-19. Vi a luta de todo mundo aqui para atender o pessoal. Estão todos de parabéns”, disse Daiane.

domingo, 22 de agosto de 2021

Em Canhotinho, Anderson Ferreira é festejado por agricultores e lideranças políticas

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, foi destaque durante a Festa do Agricultor, no município de Canhotinho, Agreste do Estado. Atendendo a um convite da prefeita do município, Sandra Paes, e dos deputados estadual Álvaro Porto e federal André Ferreira, o gestor da segunda maior cidade do Estado, visitou o distrito Olho D’Água e, nas ruas, foi chamado de “governador’.

Durante o evento, que reuniu lideranças políticas e de agricultores da região, o deputado Álvaro Porto classificou Anderson Ferreira como “futuro governador de Pernambuco”, destacando que ele é jovem, determinado e experiente, que tem transformado Jaboatão em uma referência de gestão para o Estado.

“O povo de Pernambuco espera um governador que seja firme, e não frouxo. Que tenha sensibilidade de identificar os problemas de cada região e a capacidade de resolvê-los. Vejo em Anderson Ferreira as melhores credenciais para comandar a oposição em Pernambuco. Tem carisma, é prefeito do segundo maior colégio eleitoral e preside o maior partido de oposição do Estado, o que garante a legenda, o tempo de TV e densidade eleitoral, já comprovada na sua trajetória política”, destacou Álvaro Porto.

A prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, por sua vez, disse que Anderson Ferreira hoje veio como prefeito de Jaboatão, mas também virá como amigo e governador de Pernambuco.  Falando em nome de lideranças políticas da região, ex-prefeitos e vereadores, o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto, reafirmou o apoio ao nome de Anderson Ferreira.

Ao agradecer o convite para o evento e as palavras das lideranças, o gestor de Jaboatão parabenizou os agricultores e a população presente e destacou o belo trabalho realizado por Sandra Paes e Alvinho Porto. Disse que, como prefeito, sente na pele as dificuldades dos municípios, pois as cidades e as pessoas foram abandonadas pelo Governo do Estado. E destacou que cada gestor teve que buscar soluções inovadoras para superar as dificuldades.

E disparou em alto em bom som: “A chave vai virar. Pernambuco precisa mudar”.