quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Ação no Jaboatão oferece 180 vagas para pessoas com deficiência

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove, na próxima sexta-feira (8), evento no qual serão ofertadas 180 vagas de empregos para pessoas com deficiência em empresas da iniciativa privada sediadas no município. A ação, coordenada pela Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, faz parte do Dia D da Pessoa com Deficiência e/ou Reabilitada do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]. Interessados em participar da seleção poderão comparecer à Universidade dos Guararapes (UniFG), em Piedade, das 8h às 16h.

No local, estarão representantes de 40 empresas das áreas comercial, industrial, rural e de prestação de serviços. As vagas disponíveis são para assistente administrativo, caixa, pedreiro, eletricista, promotor de vendas, fisioterapeuta, enfermeiro e nutricionista. Para concorrer é preciso levar carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência, laudo caracterizador e exames médicos referentes ao tipo de deficiência.

A base de cálculo da cota de pessoas com deficiência é feita pelo número de empregados da totalidade dos estabelecimentos da empresa. Assim, a cota de PcD deverá ser preenchida da seguinte forma: até 200 empregados, 2%; de 200 a 500 empregados, 3%.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

AMAPE protocola denúncia no Ministério Público



A AMAPE - Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco, protocolou denúncia no Ministério Público de Pernambuco, contra a CTTU - Autarquia de Trânsito é Transporte Urbano do Recife.

A denúncia, é mais um desdobramento da judicialização da regulamentação dos transportes por aplicativos no Recife, suas vistorias e possíveis fiscalizações por parte do órgão de trânsito municipal.

A AMAPE também denuncia a indústria da multa no recife, tendo como objeto, autuações no aeroporto Internacional Gilberto Freyre, onde o número de autuações aumentaram mais de 4.000% em dois anos. Em 2016, foram registradas 227 autuações. Já em 2018 este número subiu para 9.629.

Ainda de acordo com a entidade, a frota de veículos e o número de voos não acompanham este crescimento desproporcional no número de autuações, corroborando com prática da prevaricação por parte dos agentes públicos.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

ENEM: Primeiro dia de prova tem a menor abstenção da história


O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, realizado neste domingo (3), foi feito por quase 4 milhões de pessoas. Na avaliação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade, teve um grande volume de participantes e registrou apenas 23,1% de ausentes.
“Foi a mais baixa abstenção da história do Enem. Foi um Enem muito tranquilo. 376 pessoas foram eliminadas no Brasil todo. Foi tudo perfeito, funcionou tudo bem.”
Neste ano, o exame passou a ter uma nova regra. Pelo regimento, os candidatos que permitissem que seus aparelhos eletrônicos emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos, seriam eliminados.
Neste último domingo (3), os estudantes fizeram as provas de redação, ciências humanas e linguagens. Já no dia 10, domingo que vem, os alunos farão as provas de matemática e ciências da natureza.



Fonte: Agencia do Rádio

domingo, 3 de novembro de 2019

Rodrigo Maia conhece o modelo de gestão de Jaboatão

Foto: Matheus Britto/PJG (Com o General Luiz Eduardo Ramos)


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fará uma visita nesta segunda-feira (4) ao Complexo Administrativo de Jaboatão para conhecer o modelo de administração do município, implementado pelo prefeito Anderson Ferreira (PL) e que já rendeu, inclusive, prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência de gestão do serviço público.

Em conversas com o líder do PSC na Câmara, deputado federal André Ferreira (PE), Maia já havia demonstrado interesse em conhecer a gestão do seu ex-companheiro de Câmara.

O prefeito Anderson Ferreira destacou a importância da visita do deputado Rodrigo Maia, ressaltando que Jaboatão tem uma gestão reconhecida até fora do Estado.

“É uma honra receber o presidente da Câmara Federal no nosso município. Estamos conseguindo colocar Jaboatão num outro patamar de administração. Isso deve ser motivo de orgulho para todos os jaboatonenses”, disse o gestor.

A gestão do prefeito Anderson Ferreira tem reverberado positivamente em Brasília. Recentemente, o município recebeu visita de dois ministros. Responsável pela pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves anunciou, em setembro, que em breve lançará na cidade dois programas nacionais visando a proteção e qualificação de mulheres. Já no início de outubro, o ministro-chefe da Secretaria do Governo, Luiz Eduardo Ramos (foto), realizou uma vistoria técnica na obra da Estação Cidadania, no bairro de Dois Carneiros.  

“O presidente Rodrigo Maia sempre foi um grande parceiro do prefeito quando cumpriam mandato na Câmara. E ele sempre mostra interesse em saber como está a administração de Anderson Ferreira. Quando o convite foi feito, ele não pensou duas vezes em aceitar”, afirmou André, que acompanhará a visita.

Ampliação de porte e posse de arma será discutida terça



O projeto de lei que vai aliviar as regras para porte e posse de armas de fogo no país será debatido na próxima terça-feira.

O texto quer ampliar a concessão do porte para novas categorias como vigilantes, jornalistas e quem comprovar alguma ameaça a própria vida e a de dependentes.  Além disso, o projeto quer reduzir a idade limite para ter uma arma de 25 para 21 anos de idade.

De acordo com os deputados que defendem a matéria, o relator do projeto deve apresentar ainda um novo texto com regras específicas para caçadores, atiradores e colecionadores de arma.


Vale lembrar que em setembro deste ano foi sancionada a ampliação do porte de arma para moradores de áreas rurais.  Antes só era possível portar o armamento na sede da propriedade, agora o fazendeiro pode carregar a arma por toda extensão da fazenda. 

Mano Walter encerra noite de hoje (03) no Cruz de Rebouças em Festa

Desde o dia 28 passado , Igarassu promove o Cruz de Rebouças em Festa na Área de Lazer do distrito, a programação ainda festeja o aniversário de 484 anos da cidade, comemorado no dia 27 de setembro.  As apresentações dos artistas iniciam  às 20h e durante esse período,  atrações como Gustavo Mioto, Pablo, Priscila Senna, além dos shows católico e gospel, com  nomes de Heloísa Rosa , Fernanda Brum e Banda Libertah passaram pelo local.

E hoje (03), para fechar o Cruz de Rebouças em Festa, Mano Walter vai arrastar uma multidão que está sendo esperada para curtir o sucesso Juramento do Dedinho e muito mais. Também vão se apresentar no palco montado na Àrea de lazer,  Giannini Alencar, Amigos Sertanejos e Neno Moral.