sábado, 26 de agosto de 2023

Evento do PL Mulher, com Michelle Bolsonaro, em Pernambuco reune multidão


O PL Mulher de Pernambuco recebeu mais de  3 mil pessoas, de todo estado,  em seu primeiro encontro liderado por sua presidente Izabel Urquiza, que teve presença da presidente nacional do PL Mulher Michelle Bolsonaro.

O encontro contou, também, com a presença do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, deputados federais André Ferreira, Coronel Meira e Pastor Eurico, deputados estaduais Renato Antunes,  Coronel Alberto Feitosa e o cearense Carmelo Neto. Além do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros e diversos vereadores. Os ex-ministros Gilson Machado, Marcelo Queiroga e Carlos Brito também prestigiaram o encontro.

Durante toda sua fala, Michele Bolsonaro ressaltou o papel e força das mulheres: “A gente não quer competir com os homens. A gente quer somar forças e agregar. Estamos nesse grande encontro de filiações para identificar candidatas. Toda mulher faz política e acredito nessa união para trazer mais mulheres para mudar a realidade do Brasil. Para termos um País mais igualitário, justo e fraterno. O PL Mulher vive um novo momento e vai fortalecer as candidaturas em todos os estados. Não queremos mulheres para cumprir cotas, queremos mulheres capazes. Temos um potencial grande e precisamos cada vez mais de vocês. Se todas vocês estão nesse encontro, vieram de longe, é porque têm esperança e acreditam que podem ser instrumentos de mudança”, ressaltou.

Presidente do PL Mulher/PE, Izabel Urquiza iniciou sua fala afirmando “as mulheres são capazes de fazer a diferença”. “Em Pernambuco, temos um time comprometido e Michele fez com que as mulheres se sintam estimuladas a entrar na política é isso pudemos constar nesse encontro, com a participação de várias caravanas do todo o Estado e mais de 500 filiações. Contamos com todas para que sejam multiplicadoras dessas mensagens. Sabemos o quanto é difícil ser mãe é atuar na política, mas temos o compromisso da transformação social. E o PL tem esse compromisso. Queremos mulheres participativas, com vez e voz. Todas estamos saindo daqui motivadas para nós unir e formar uma corrente do bem”, destacou, lembrando que em 2024 terá eleições e o partido está disposto a atrair e capacitar as mulheres para ir às ruas defender o melhor para o país , a família e tantas outras bandeiras fundamentais para o desenvolvimento econômico e social.

Anderson Ferreira, que preside o PL no Estado, também destacou o compromisso da sigla com as mulheres. “No ano passado, quando disputamos o Governo de Pernambuco, fizemos questão de ter uma mulher compondo a chapa majoritária, uma decisão que mostra a importância e o respeito a tudo que as mulheres representam. E quando participo de um encontro, que reúne tantas mulheres com esse mesmo compromisso, fico muito otimista. Michele Bolsonaro vem fazendo um importante trabalho ao estimular as mulheres de todo o Brasil a ver a política como o meio de transformação da vida das pessoas”, disse o dirigente.

Atendimento do Jaboatāo Negocia segue neste final de semana

Foto: Divulgação/PMJG

O mutirão de atendimentos aos contribuintes que têm débitos judiciais com o município do Jaboatāo dos Guararapes continua neste final de semana, no Shopping Guararapes, localizado no bairro de Piedade. Neste sábado, os serviços do Jaboatāo Negocia vão das 9h às 22h, e no domingo, do meio-dia às 21h. O mutirão segue até o dia 31 no horário comercial do Shopping. Entre os benefícios, são oferecidos descontos de até 90% nos juros e multas das dívidas com IPTU, ISS,TLP e CIM. 

Os acordos presenciais e remotos podem ser feitos através de negociações diretas com fornecedores (mediante homologações realizadas pelo Procon municipal, bem como apoio e instrução na utilização dos planos Renegocia e Desenrola Brasil; além de abertura de reclamações através de Cartas de Informações Preliminares (CIP) aos fornecedores que não puderem comparecer ao evento. Também é possível resolver divórcio consensual e reconhecimento de união estável;

A ação tem participação da Procuradoria Geral do Município, Procon Jaboatāo Secretaria Municipal da Fazenda, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara Privada de Conciliação e Mediação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, instituições bancárias físicas e virtuais, empresas de telefonia, energia elétrica e água, bem como demais fornecedores.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Chega ao fim greve do Metrô do Recife

Em nota enviada ao Blog do Leo Lima, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que, a partir da 00h da próxima segunda (28), a operação do metrô retornará à normalidade, voltando a funcionar das 05h às 23h, todos os dias. 

A decisão de suspensão da greve foi tomada pela categoria metroferroviária em assembleia geral realizada na noite de hoje (25).

Exposição fotográfica e seminário marcaram a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Jaboatão

Fotos: Leandro de Santana/PJG

Arte, beleza e sensibilidade marcaram a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Jaboatão dos Guararapes, nesta sexta-feira (25), com a exposição fotográfica Beleza Única, do fotógrafo Nicholas Filinkoski, no Complexo Administrativo, promovida pela Prefeitura do município e instituições parceiras. A mostra do fotógrafo Nicholas que possui Síndrome de Down, retrata a delicadeza e a beleza singular que existem nas mulheres. Além dessa exposição, a prefeitura preparou uma programação com várias atividades até o próximo dia 31, incluindo cinema inclusivo, seminário, atividades recreativas, rodas de diálogo, entre outras ações. Também na abertura do evento, foi lançado o programa Comunica Libras, que dará suporte de intérpretes em libras, via whatsapp, para que munícipes surdos possam se comunicar ao acessar os mais diversos serviços públicos, como postos de saúde, delegacia e CRAS. A intermediação será feita por meio de videoconferência.

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância de apoiar e fomentar políticas públicas que promovam cada vez mais a inclusão. “A gestão municipal tem um olhar atento a essa questão, tanto que criamos recentemente uma superintendência para tratar das demandas específicas de pessoas com deficiência. Todos nós temos que abraçar essa causa e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, falou o gestor.



Na abertura da exposição, o fotógrafo Nicholas falou da sua experiência com a fotografia e da sua inspiração para retratar as mulheres na mostra. “Desde criança tinha um sonho que realizar uma exposição fotográfica que retratasse a beleza das pessoas, essa foi minha inspiração. Depois, me formei em fotografia e resolvi convidar minhas amigas para serem as modelos dessa exposição. Aproveito para agradecer a oportunidade que a Prefeitura de Jaboatão me deu para mostrar minha arte”, disse Nicholas.

A programação prosseguiu nesta sexta-feira, com o Seminário intitulado Identidade da Pessoa com Deficiência: Inclusão e Protagonismo, realizado no Cineteatro Samuel Campelo, das 13h às 17h, com a participação de educadores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência e convidados. Na abertura do evento, o grupo de dança Arte e Movimento Down + fez uma apresentação cultural, que emocionou a plateia. Depois, a professora Adriana Cunha proferiu uma palestra motivacional sobre os desafios de uma pessoa com deficiência no dia a dia.
Dando prosseguimento ao seminário, os professores do Atendimento Educacional Domiciliar e Hospitalar relataram as experiências exitosas do seu trabalho, sendo mediadas pelo primeiro estudante 9°ano da Escola José Rodovalho, André Luiz Ventura.

Neste sábado (26), a programação segue com atividade cultural do Cinema Inclusivo, no Shopping Guararapes, às 11h, voltada para estudantes do Atendimento Educacional Especializado. As atividades vão até o próximo dia 31, quando será feita uma caminhada de conscientização, no Jaboatão Centro, que incluirá panfletagem e vivência com o Cão Terapia.
As ações foram organizadas pelo Programa de Políticas Públicas Sociais, que é coordenado pelo Gabinete da primeira-dama, com a participação das
secretarias de Educação e Esportes, Saúde e Assistência Social e Cidadania. Muitas delas viabilizadas por meio de parcerias com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CDJG), o Caine, a Perrone, o Down+, Deficiente Eficiente, entre outros. A programação completa está disponível nas redes sociais e no site da prefeitura (www.jaboatao.pe.gov.br).

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Prefeito Mano Medeiros fez a entrega de obras no bairro de Vila Rica

Fotos: Leandro de Santana/PJG 

O bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, foi beneficiado com várias obras de infraestrutura, que inclui pavimentação de rua, drenagem, limpeza de vias e a requalificação dos campos do Coroa e da Caixa D ́água, com a instalação de iluminação em LED nesses espaços. A instalação com lâmpadas de LED faz parte da modernização da iluminação pública do Jaboatāo, que alcançará 100% do município até o próximo ano. Além disso, nesta quinta-feira (24), o prefeito Mano Medeiros fez a entrega da pavimentação da rua 12 de Outubro, também em Vila Rica. 

Na ocasião, a prefeitura disponibilizou mais de 30 serviços gratuitos para os moradores, por meio da Mini-Caravana Jaboatão, tais como atendimento médico/odontológico, aferição de pressão arterial, vacinação contra Covid e gripe, higiene bucal, orientações da Defesa Civil, limpeza de pele, Cadúnico, exame de mamografia, emissão de documentos, entre outros serviços.

O prefeito Mano Medeiros disse que a gestão municipal vem percorrendo sistematicamente vários bairros do município, por meio das caravanas e do Bate Papo Regional, com o propósito de ouvir a população e saber quais as ações mais prioritárias para as diversas localidades. “É importante esse contato direto com os munícipes para saber quais as obras mais urgentes que eles estão necessitando. A pavimentação da rua 12 de Outubro, por exemplo, era uma solicitação antiga dos moradores, mas com esforços e a captação de recursos conseguimos entregar a rua totalmente calçada. Com isso, diversas famílias foram beneficiadas, melhorando a acessibilidade e o tráfego de veículos. Queremos fazer ainda mais, porém, sabemos que os desafios são muitos. Entretanto, não vamos desistir e continuar trabalhando fortemente para melhorar a qualidade vida dos jaboatonenses”, falou o gestor.




A pensionista Galba Cristina Almeida, que reside há 35 anos na rua 12 de Outubro, estava com o sorriso largo ao ver a via pavimentada. “Essa rua está uma maravilha, o acesso melhorou 100 por cento. Agora, vou poder fazer minhas caminhadas e circular com mais conforto no local onde moro”, comentou Galba.

Procon do Jaboatão abre inscrições de seleção simplificada, nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/PMJG

O Procon do Jaboatão dos Guararapes abrirá inscrições para o processo de seleção simplificada, nesta sexta-feira (25), visando à contratação temporária de 30 profissionais de níveis médio e superior, sendo 18 assessores jurídicos, 10 fiscais e 2 assistentes administrativos. Os salários variam de R$ 1.320,00 a R$ 3.700,00. As inscrições seguem até o dia 13 de setembro, exclusivamente pelo site: www.processoseletivoabdesm.com.

Os critérios variam de acordo com o nível de escolaridade dos candidatos. Para os cargos de nível superior, a seleção envolve análise de experiência profissional, prova de avaliação de conhecimento objetiva e redação. No caso dos cargos de nível médio, a seleção será composta por análise de experiência.

 

Para se inscrever, é necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 60,00 para cargos de nível superior e R$ 32,50, para nível médio. O candidato que deseja concorrer às vagas de fiscal precisa ser bacharel em Direito. O salário para a função é R$ 3.700,00. Para disputar as vagas de assessor jurídico, além de ser bacharel em Direito, é preciso estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o salário é de R$ R$ 2.892,40. Já para concorrer às vagas de assistente administrativo, é necessário ter o certificado de conclusão do ensino médio e o salário é de R$ 1.320,00.

 

Os aprovados na seleção simplificada terão um contrato inicial de 12 meses com o Procon Jaboatão, podendo ser prorrogado por igual período. Para acessar o edital completo, incluindo informações detalhadas sobre o processo seletivo e documentação necessária, basta acessar: (https://processoseletivoabdesm.com/admin/uploads/anexos/edital-02-2023-sdejgprocon-20230822082329.pdf). O Procon também oferece atendimento presencial para esclarecer eventuais dúvidas, na Avenida Barreto de Menezes, 1648, em Prazeres.

Procon-PE fiscaliza venda de atum, após proibição da Anvisa


O Procon-PE está nas ruas do Recife e Região Metropolitana (RMR), até a próxima sexta-feira (25), conduzindo fiscalizações rigorosas com o intuito de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, por sua vez, proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível, com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025.

O pedido da Anvisa veio, devido a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas/SP, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina. Ontem, terça-feira (24), foram visitados oito supermercados localizados na Zona Norte e na Zona Sul, de Recife, mas em nenhum foi encontrado o atum da marca Cellier.  

O órgão está atento a todas as informações relativas a esse produto e está conduzindo inspeções para verificar se o fabricante está aderindo à resolução da Anvisa. Caso seja identificada alguma irregularidade que coloque em risco a saúde dos consumidores, serão tomadas as medidas cabíveis para proteger o bem-estar de todos.

Pedimos aos consumidores que tenham adquirido o produto mencionado que estejam atentos às atualizações fornecidas pelo Procon-PE e Anvisa. Caso o consumidor tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma denúncia, é só entrar em contato com o órgão nos seguintes canais: 0800 282 1512, e-mail: denuncia@procon.pe.gov.br, ou whatsapp: 3181-7000. Lembramos que as denúncias, também, podem ser feitas de forma anônima.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

1º Jaboatão Motor Fest agitará o feriadão de 7 de Setembro

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Os amantes do motociclismo, triciclismo e automobilismo terão uma ótima opção de lazer e diversão no feriadão de 7 de Setembro, com o 1º Jaboatão Motor Fest. O evento, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de setembro, no Parque da Cidade, bairro de Prazeres. Durante o festival, haverá exposição de motos e carros antigos, parque de diversão, praça de alimentação, passeio turístico e shows com artistas locais, regionais e nacionais. Entre as atrações estará Rodrigo Santos, ex-Barão Vermelho. A entrada será gratuita. Neste evento, estão sendo esperados integrantes de motoclubes de outros estados, entre os quais São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que irão aquecer a economia local e movimentar o turismo.

A programação foi divulgada, nesta quarta-feira (23), pelo prefeito Mano Medeiros, com a presença de representantes de vários motoclubes do Estado. Na ocasião, também foi apresentada toda a estrutura que será montada no Parque da Cidade, com Palco Arena Show, tendas de motoclubes, estandes de concessionárias de veículos e empresas que vão oferecer diversos serviços, Praça de Alimentação, pavilhão de exposição, feiras de souvenir e da Economia Solidária, praça de eventos e estacionamento. Ainda haverá orientações sobre leis do trânsito e modo de condução dos veículos.


O prefeito Mano Medeiros destacou a importância de um evento deste porte para o município. “Estamos anunciando um festival inédito, que deverá entrar para o calendário de comemorações de Jaboatão. Será um grande encontro para amantes do motociclismo de todo o Brasil. É um orgulho para a gestão municipal estar promovendo este grande encontro. E como nos outros eventos realizados pela gestão municipal, teremos artistas jaboatonenses na grade de atrações para manter a tradição de valorizar quem representa a nossa cultura”, falou o gestor.



O local do 1º Jaboatão Motor Fest estará liberado para o público a partir das 14h da quinta-feira (7). Às 18h, acontecerá a abertura oficial, com a Orquestra Sol Maior, formada por jovens do Jaboatão. Em seguida, subirão ao Palco Arena Show, a banda gospel Angel´s Fire e Extremus, tocando muito rock até a meia-noite.

 Na sexta (8), será a vez das bandas jaboatonenses Caprica e Pé de Jambo, com Spirit of Rush, de Maceió, fechando a programação. No sábado (9), o festival continua com a banda local 7H.A.S.; Allycats, composta por motociclistas; e o encerramento do evento será com Rodrigo Santos e Banda.

O sábado também será marcado pelo Motor Passeio, que partirá do Parque da Cidade, às 14h, percorrerá ruas e avenidas do Jaboatão e Recife e encerrará no Parque Nacional Histórico dos Guararapes. Na área do mirante, os participantes vão se divertir ao som de Júlio Santos e Banda, a partir das 17h30 .


O diretor do Motoclube Cruz de Ferro MC Brasil, Franciony Nascimento, conhecido por Fumaça, elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover o 1º Motor Fest do Jaboatão. “Essa foi a primeira gestão municipal de Jaboatão que abraçou a ideia de celebrar um encontro de motociclistas, por isso o prefeito Mano está de parabéns”, enfatizou o diretor.


A vice-presidente do Motoclube Mulheres na Estrada, Diva Ruanna, chamou a atenção para a participação do sexo feminino na área do motociclismo. “Há alguns anos, a participação de mulheres nesses encontros de motociclistas era inaceitável, mas com o passar dos anos, isso mudou bastante. Hoje, as mulheres têm liberdade de atuar e participar de encontros como este. Estou muito feliz em participar de mais um grande evento, desta vez, em Jaboatão”, disse Diva.

Detran-PE utiliza instrumentos digitais a favor da educação no trânsito

Com atividades interativas, explanação e exposição de equipamentos, técnicos e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizaram ação educativa, nesta segunda-feira (22), na Localfrio, empresa de logística localizada no Porto de Suape, Ipojuca. As consequências e os perigos da ingestão de álcool antes de dirigir veículos, foi o ponto principal abordado com os profissionais da companhia, que puderam utilizar instrumentos digitais e um simulador de direção no aprendizado.

Além de um breve relato sobre alcoolemia, equipe da Educação de Trânsito do Detran-PE disponibilizou ferramentas para melhor assimilar o conteúdo. Os óculos que simulam embriaguez foi um deles, pois causa no usuário a sensação similar aos efeitos do álcool como, por exemplo, vista embaçada, desequilíbrio, perda da percepção de profundidade e lateralidade. Já os óculos de realidade alterada permitem uma viagem virtual, mostrando um motorista alcoolizado saindo de um bar até um desfecho trágico.

Para ampliar a experiência, também foi utilizado um simulador de direção, equipamento que reproduz a cabine de um veículo, com direção, alavanca de marcha, pedais e monitores que representam ruas e avenidas. Baseado em uma programação, o instrumento apresenta situações vividas por um motorista alcoolizado, como falta de controle do veículo, excesso de velocidade e visão distorcida da estrada. Também houve demonstração do uso do etilômetro (bafômetro) para esclarecimentos de dúvidas.

Além do controle do simulador, agentes da fiscalização do Detran-PE alertaram para as penalidades pelo uso de álcool e direção. Em linhas gerais, é uma infração gravíssima que acarreta em multa (multiplicada por 10 vezes), suspensão do direito de dirigir, além de medida administrativa com o recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, conforme Art. 165 do Código Nacional de Trânsito (CTB).


A ocasião também foi utilizada para demonstração dos tipos de cadeirinhas para transportar crianças com maior segurança. A programação na Localfrio faz parte da atuação do Detran-PE para fortalecer a conscientização da população com os cuidados no trânsito. A iniciativa inclui ações em escolas, empresas e instituições públicas ou privadas, mediante agendamento.



terça-feira, 22 de agosto de 2023

Prefeitura do Jaboatão realiza mutirão de serviços para a população em situação de rua

Foto: Chico Bezerra/PJG 

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta terça-feira (22), um mutirão que ofertou diversos serviços em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A ação aconteceu na Praça do Pecom, em Prazeres, com atendimentos de saúde e cidadania, tais como vacinação contra gripe e Covid, corte de cabelo, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, Cadúnico, limpeza de pele, entre outros procedimentos. Ao todo, foram realizados 1.336 atendimentos das 8h às 12h.  

Os participantes também tiveram acesso a serviços de cuidados com a saúde em parceria com a Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) e a Faculdade CESPU Europa. A atividade ainda incluiu a distribuição de refeições e kits de higiene pessoal, visando oferecer suporte integral às pessoas em situação de rua. Durante a ação também foram realizadas atividades de lazer e cultura, com música e dança.


“É importante darmos atenção e apoio às pessoas que se encontram em situação de rua, oferecendo serviços de saúde e cidadania, para que elas possam resgatar a cidadania. A gestão municipal tem o compromisso de promover ações que visem a qualidade de vida da população jaboatonense”, falou o prefeito Mano Medeiros.


A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria Gentila Guedes, disse que sistematicamente a prefeitura realiza ações para dar apoio e acolhimento à população em situação de rua do Jaboatão. “Temos o Centro  POP, onde são oferecidos refeições, banho e material de higiene pessoal. Além disso, a secretaria realiza o cadastro e faz o acompanhamento desse público”, explicou a secretária.

Expo Noivas, Debutantes e Festa Kids aporta no Shopping Guararapes com tendências e novidades


A Praça de Eventos do Shopping Guararapes será o cenário de um encontro imperdível para os apaixonados por casamentos, eventos de 15 anos e festas infantis. Desta terça-feira (22) até domingo (27), a 4ª Expo Noivas e Debutantes,  em  conjunto  com a 5ª edição da Festa Kids, oferece ao público um universo de opções para suas comemorações. Nas duas feiras haverá atrações diversas com desfiles de noivas, debutantes e personagens infantis interagindo com as crianças.  A entrada é gratuita.

Organizadas pelo produtor de eventos Ricardo Coller, as feiras contarão com a participação de 100 profissionais da indústria de casamentos e eventos infantis. Os expositores apresentarão o que há de mais moderno em decoração, moda, fotografia, convites, lembrancinhas, bolos, docinhos, cerimonial, buffets, brindes personalizados, estrutura de eventos, casas de festas e outros serviços essenciais.

A Expo Noivas e Debutantes oferece o espaço ideal para casais encontrarem inspirações e soluções para o casamento dos sonhos, desde vestidos de noivas elegantes e trajes para os noivos até penteados e maquiagens. Além disso, a feira proporciona uma seleção exclusiva de vestidos e acessórios para debutantes, junto com tendências em festas temáticas e entretenimento voltado para adolescentes.

Na Expo Noivas e Debutantes, serão apresentados quatro desfiles de noivas e debutantes, das lojas: LocRoupas, Ely Araújo Noivas, Sublime Trajes e Brides Wedding. Com novidades em moda noiva, debutantes, noivos e acessórios. Os desfiles acontecem sempre a partir das 15h, na sexta-feira (25), no sábado (26) e no domingo (27), ao som da Orquestra Kairós e do violinista Guilherme Teixeira.

A Festa Kids, que acontecerá em paralelo, promete encantar os pequenos com diversas opções de decoração, atividades e entretenimento, fazendo com que suas festas infantis sejam um sucesso. Os pais encontrarão tudo o que precisam para surpreender seus filhos. Vários personagens infantis estarão presentes para tirar fotos, interagir com as crianças e fazer minis apresentações. Sempre a partir das 14h. 

Hoje em dia, as festas infantis costumam girar em torno de temas populares como Princesas, Casa de Bonecas, Coelhinhos, Dinossauros, Mário Bros, Ratatouille, O Rei Leão, Super-heróis, Arco-íris, Fundo do Mar, Sítio do Pica Pau Amarelo, Parque de Diversões, Planetas ou Universo e Futebol. Por isso, as empresas que lidam com decoração infantil fazem questão de estar sempre atualizadas com essas temáticas.

Com uma expectativa de receber aproximadamente 20 mil visitantes ao longo dos seis dias de evento, a Expo Noivas, Debutantes e a Festa Kids se consolidam como as feiras mais esperadas desses segmentos no Estado de Pernambuco. Além das novidades em produtos e serviços, o ambiente proporcionará aos participantes um espaço agradável para trocar ideias e conhecer os melhores fornecedores.

"Estamos ansiosos para realizar novamente essas feiras no Shopping Guararapes, e temos a certeza de que serão dias inesquecíveis. As expectativas são altas, e esperamos que nossos expositores surpreendam mais uma vez os visitantes com suas criações e novidades", afirma o produtor de eventos Ricardo Coller.



Exposição em comemoração aos 72 anos do Batalhão de Radio Patrulha



A Polícia Militar de Pernambuco está realizando uma exposição no Quartel do Comando Geral (QCG), no Derby, em comemoração aos 72 anos do Batalhão de Radiopatrulha. A exposição exibe fardamentos e veículos, antigos e novos, sobretudo o Fusca (foto), denominado o “mascote” da Especializada.

A exposição está aberta ao público em geral e vai até a próxima quinta-feira (25), das 8h às 17h; e na sexta-feira, até às 11h. Neste último dia, haverá também a solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, às 15h.

Prefeitura do Jaboatão realiza mutirão de regularização de débitos entre os dias 25 e 31

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove mutirão de atendimento aos contribuintes que possuem débitos judiciais com o município e que queiram regularizar aproveitando os benefícios da redução de até 90% nos juros e multas. A ação começa a partir desta sexta-feira (25) e segue até o dia 31 de agosto, das 9h às 22h, no Shopping Guararapes. O mutirão terá participação da Procuradoria Geral do Município e do Procon Jaboatão, a fim de viabilizar negociações entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços.

A ação também contará com a Secretaria da Fazenda Municipal; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Câmara Privada de Conciliação e Mediação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes; Defensoria Pública do Estado de Pernambuco; principais instituições bancárias físicas e virtuais; empresas de telefonia, energia elétrica e água, bem como demais fornecedores.

Os consumidores poderão realizar diversas ações, tais como: consultas de eventuais restrições de crédito (SPC e Serasa); consultas e negociações de débitos de IPTU, TLP e ISS (com descontos em cota única e parcelamentos, inclusive em débitos já ajuizados); divórcio consensual e reconhecimento de união estável; esclarecimento de dúvidas; acordos presenciais e remotos através de negociações diretas com fornecedores (mediante homologações realizadas pelo Procon municipal, bem como apoio e instrução na utilização dos planos Renegocia e Desenrola Brasil; além de abertura de reclamações através de Cartas de Informações Preliminares (CIP) aos fornecedores que não puderem comparecer ao evento.


segunda-feira, 21 de agosto de 2023

ABCCRIM Lança cartilha de enfrentamento as várias formas de assédio na Alepe durante o "Agosto Lilás"

Michelle Vilanova, Cristiano Carrilho e a juíza do trabalho Andréa Keust
Idealizadores da Cartilha de Enfrentamento as Várias Formas de Assédio da ABCCRIM

Na tarde desta segunda feira, 28 de agosto, das 15 às 17h no Auditório Ênio Guerra, da Assembléia Legislativa de Pernambuco, o presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), Cristiano Carrilho, lançará a “Cartilha de Enfrentamento as Várias  Formas de Assédio”  com a presença de representantes do Poder executivo, Judiciário, Ministério Público e  homenagem as Mulheres  de destaque que apoiam a campanha Agosto Lilás.

O assédio é um comportamento que pode se manifestar em diferentes formas e pode se configurar como condutas abusivas exaradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.

A campanha terá apoio de lideranças femininas do meio jurídico, prefeituras, empresas e instituições de ensino. 

As personalidades que apoiam a cartilha e a campanha Agosto Lilás receberão homenagem no Auditório Ênio Guerra da ALEPE, entre elas: 

  • Adriana Caribé Bezerra Cavalcanti, Advogada, Sócia da Siqueira Castro Advogados, Conselheira Federal da OAB e Vice Presidente do GERE; 
  • Amanda Ruana Botelho, Advogada, Ouvidora da Mulher Advogada da OAB/PE, Diretora de Planejamento da Associação de Jovens Empreendedores – AJE; 
  • Anabel Pessoa, Fundadora e Coordenadora Jurídica do Instituto Maria da Penha;
  • Andrea de Paula, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda-PE; 
  • Andréa Keust Bandeira de Melo, Juíza Federal do Trabalho e Integrante do Subcomitê de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual; 
  • Catarina Vasconcelos, Advogada, Ouvidora Geral da OABPE, Pesquisadora e Mestre em Desenvolvimento Local Sustentável; 
  • Dalva Cabral de Oliveira Neta, Promotora de Justiça MPPE; 
  • Elaine Maciel, Palestrante Motivacional e Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa de Pernambuco; 
  • Emilia Queiroz, Advogada, Professora, Presidente da Comissão Da Mulher da Abccrim; 
  • Geovana Andrea Cajueiro Belfort, Promotora de Justiça Criminal da Capital, com Atuação Junto à 2ª Vara de Violência Doméstica; 
  • Ingrid Zanella Andrade Campos, Vice-Presidente da OAB-PE; 
  • Ivana Barros Rocha Fernandes Virgínio - Superintendente Estadual da ABIN em PE; 
  • Jessica Santos Gomes da Silva, Advogada; 
  • Karin Michelly Oliveira, Advogada; 
  • Lubânia Santos, Vice Presidente da Comissão de Justiça, Paz e Instituições Eficazes da ABCCRIM e Integrante do Instituto Maria da Penha; 
  • Magda Machado Bragança, Advogada; 
  • Maria Carolina Amorim, Advogada Criminalista, Doutora em Processo Penal, Vice Presidente Do IBCCRIM; 
  • Mariana de Carvalho Milet ,Juíza Federal do Trabalho - Gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil;  
  • Michelle Bezerra de Melo Vilanova, Terapeuta; 
  • Mirela Almeida, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda; 
  • Nina Quirino, Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da ABCCRIM; 
  • Pollyanna Veríssimo Amaral, Advogada Familiarista, Conselheira Estadual Da Oab/Pe e Procuradora do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco; 
  • Roberta Araújo, Juiza do Trabalho;
  • Roseane de Souza Lima, Advogada
  • Vicência Andrade Torres, Presidente da Comissão de Pedagogia Forense da ABCCRIM.

ÚLTIMOS DIAS! Câmara Municipal do Ipojuca está com inscrições abertas para concurso com salários de R$ 4 a 8 mil

FOTO: Arquivo

A Câmara Municipal do Ipojuca está com inscrições abertas para concurso público. São 17 vagas imediatas, além de formação para cadastro de reserva, destinadas aos níveis médio e superior. Os interessados têm até a próxima quinta-feira (24) para confirmar a inscrição, que é realizada pelo site da organizadora da prova, Instituto SUSTENTE (https://sustente.org.br/site/concurso-publico-camara-municipal-do-ipojuca-pe). Os salários são entre R$ 4.299,75 a R$ 8.305,50, além de benefícios.

Junto à remuneração mensal, os selecionados receberão auxílios saúde, alimentação e transporte, e a jornada de trabalho é de 30h/semanais. As inscrições custam de R$ 90,00 a R$ 120,00, com provas previstas para 24 de setembro. Os testes serão de língua portuguesa, conhecimentos específicos, com acréscimos de fundamentos da Administração Pública e Legislação Específica para “nível superior”, e conhecimento gerais e atualidades no “nível médio”.


VAGAS E SALÁRIOS


NÍVEL MÉDIO

Assistente Legislativo (3 + cadastro reserva) - R$ 4.299,75

Assistente de Comissão Parlamentar (3 + cadastro reserva) - R$ 4.299,75

Secretário de Plenário (1 + cadastro reserva) - R$ 4.299,75

Assistente em Tecnologia da Informação (2 + cadastro reserva) - R$ 4.727,28


NÍVEL SUPERIOR

Analista Legislativo (2 + cadastro reserva) - R$ 8.305,50

Contador (1 + cadastro reserva) - R$ 8.305,50

Analista em Comunicação (1 + cadastro reserva) - R$ 8.305,50

Analista em Tecnologia da Informação (2 + cadastro reserva) - R$ 8.305,50        

Analista de Auditoria e Controle de Contas (2 + cadastro reserva) - R$ 8.305,50

Neurologista convoca idosos para “Projeto Funções Executivas no Parkinson”

O neurologista Felipe César Andrade, tutor do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, procura pessoas de 50 a 80 anos para realização de pesquisa, chamada de “Projeto Funções Executivas no Parkinson”. O trabalho vai acompanhar pessoas, com e sem a doença, durante um ano, com testes neuropsicológicos no Hospital Getúlio Vargas, no Recife, nas quartas e sextas.

Os interessados em participar podem falar com Felipe César através do whatsapp (81) 99638-7206 ou no Instagram @neuro.felipecesar.andrade. Muitas pessoas com Parkinson podem ao longo do tempo desenvolver problemas cognitivos e evoluir para demência, semelhante ao Alzheimer.

“Já iniciamos a pesquisa, estamos recebendo pessoas no ambulatório do HGV e faremos acompanhamento por um ano ou mais através de testes que não são encontrados normalmente nos serviços médicos. Aqueles que apresentarem alterações no seguimento serão orientados por mim e encaminhados a serviços especializados”, destacou Felipe, que deseja ampliar o número de pessoas para o estudo.

“Temos já uma equipe de estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde e de Psicologia da UFPE envolvidos no projeto como iniciação científica. E sempre eu estou lá pra orientar. Procuramos pessoas de 50 a 80 anos, mas sem a demência diagnosticada”, acrescentou o neurologista.

Além da FPS e da UFPE, a pesquisa conta com parceria da Associação de Parkinson de Pernambuco, localizada no Parque de Exposições do Cordeiro. Felipe César destaca, ainda, a importância de considerar as manifestações não motoras do Parkinson como os problemas cognitivos.