sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Batalha dos Guararapes será encenada deste sábado a terça-feira, no Jaboatão

  

Foto: Ruy Aguiar

Um dos momentos mais importantes da história brasileira será retratado novamente em solo jaboatonense após dez anos. Entre este sábado (12) e a próxima terça-feira (15), a partir das 20h, o Monte dos Guararapes  recebe a peça teatral Batalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátria. O evento, que conta de forma encenada a história da expulsão dos holandeses do Nordeste, é realizada pela Métron Produções com apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A entrada é gratuita.

Por questão de segurança, o trânsito terá pontos de bloqueio nos cruzamentos da Estrada da Batalha com a Rua Maria do Carmo da Cruz e da Rua Expedito Lopes com a Praça do Córrego. O tráfego será bloqueado também na Praça dos Canhões e na Rua Monte dos Guararapes, que dá acesso à Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. 

O local do evento também terá um posto médico fixo para atendimento de emergência, com equipe composta por um médico socorrista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, como também ambulância de suporte básico de vida. A Guarda Municipal do Jaboatão contará com um efetivo de 32 agentes e nove veículos, entre motocicletas, caminhonetes e jipes.


Encenação 

A encenação abordará a partir do ano de 1630, com o início do domínio da Companhia das Índias, até então mais representativo desse período, que foram as duas Batalhas dos Guararapes. A tradição da quadrilha, dança de origem francesa, o Lundu, música de origem africana, entre outras manifestações artísticas da época, darão o clima festivo ao espetáculo, com cenas ambientadas nos salões do Palácio de Friburgo, sede do governo holandês, representado pelo Conde Maurício de Nassau.  Todas as apresentações têm intérpretes de Libras.

O espetáculo conta com a participação de mais de 300 profissionais temporários, entre atrizes e atores do Teatro Pernambucano, bacamarteiros, bailarinos, figurantes convidados na própria comunidade e profissionais da área técnica. 

As batalhas serão encenadas com danças executadas pelo Corpo de Balé do projeto Ária Social e a participação do Grupo de Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho. 

Na apresentação, com uma hora e meia de duração, o público irá acompanhar episódios marcantes que culminaram na Batalha dos Guararapes, como as batalhas do Monte Tabocas, do Engenho de Casa Forte e de Tejucupapo, e também a vida da corte, com suas festas e intrigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário