sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Cenários de 2023 entram em debate no Cine PE

O Cine PE festeja 26 edições e, neste ano, além de toda programação cultural, com exibições de filmes e premiações, o evento retoma a uma linha temática bem importante neste momento que vive o País. Um debate será realizado no dia 10 de dezembro, no Hotel Beach Class Convention, em Boa Viagem, destacando os cenários políticos, econômicos e sociais que se projetam para 2023. 

O encontro vai reunir Edmar Bacha, economista, membro da Academia Brasileira de Letras, e ex-presidente do IBGE e do BNDES e reconhecido como um dos “pais” do Plano Real. Também vamos ter a participação do ex-senador, economista e professor Cristóvam Buarque, que foi ministro da Educação e faz parte da equipe de transição do governo eleito. A terceira presença é de Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e que exerceu, recentemente, a função de coordenador técnico da campanha presidencial de Simone Tebet. Ele também compõe a equipe técnica de transição do governo eleito, na área de desenvolvimento econômico.

Para debater com os expositores foram convidados os economistas Yony Sampaio e Jorge Jatobá, além da cientista política Alexandrina Sobreira de Moura. Também existe a possibilidade da presença da ex-candidata à presidência da República, a senadora Simone Tebet. 

“Dado o entendimento de que, além dos seus expressivos valores econômicos, a cultura e o audiovisual precisam ser encarados como eixos estratégicos de uma economia que possa ser, de fato, sustentável. Para isso, solidamente alicerçada no conhecimento, na criatividade e na inovação. Ou seja, se as atividades culturais e audiovisuais precisam ser revistas pelas falhas conceituais e validadas pela dimensão de suas respectivas cadeias produtivas, nada mais oportuno que simular o futuro próximo. Em especial, neste momento delicado, contagiado pelos embates ideológicos e pelas mudanças que deverão advir da nova gestão governamental”, declara o economista e produtor cultural, Alfredo Bertini, um dos idealizadores do Cine PE.

Bertini destaca que no segundo dia (11/12), os debates serão específicos sobre cultura e audiovisual, junto ao público local presente e convidados especiais participantes pelo modo virtual. “Essa será a ocasião para se evidenciarem os problemas setoriais e daí serem apontados os caminhos que possam ser ajustados. A intenção é que a etapa anterior dos debates tenha sido estimulante às reflexões e às iniciativas que os produtores precisariam considerar”, complementou.

Alfredo Bertini tem uma larga experiência como produtor cultural. Além de produzir o Cine PE, ele também foi Secretário do Audiovisual e de Infraestrutura do Ministério da Cultura (2016 a 2018). Tem um livro sobre Economia da Cultura. Também foi presidente de Suape e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e Secretário de Turismo e Esportes da Prefeitura do Recife. 


Agenda Cine PE para Dezembro/2022

Mostra Competitiva de Filmes: Curtas e Longas-metragens - Período: 09 a 13/12

Debates dos Filmes - Período: 10 a 14/12

Seminários - Período: 10 a 11/12

Solenidade de Encerramento das Mostras e Seminários - Data: 14/12

Locais dos Eventos -  Teatro do Parque e Cine São Luiz (Mostras) e Hotel Beach Class Convention (Debates e Seminários)

Nenhum comentário:

Postar um comentário