terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Jaboatão vai pagar com recursos próprios novo Auxílio Municipal a vítimas da chuva que aguardavam benefício estadual

Foto: Chico Bezerra/PJG 

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal determinando o pagamento do Auxílio Emergencial Municipal, no valor de R$ 1.500, a 706 famílias que foram cadastrados no Auxílio Emergencial Pernambuco, no período das chuvas, mas ainda não foram beneficiadas. O prefeito Mano solicitou ao Governo do Estado repasse complementar, contudo o pleito não foi atendido. O município fará o pagamento com recursos próprios, totalizando mais de R$ 1 milhão.

 
“Tivemos na nossa cidade uma tragédia que atingiu milhares de famílias com perdas de vidas e de bens materiais. Todos os recursos que recebemos do Estado foram pagos às mais de 12 mil famílias cadastradas, no entanto o valor não foi suficiente para atender a outras 706 que ficaram sem suas casas ou perderam móveis, eletrodomésticos e outros bens considerados essenciais. Como não tive retorno da solicitação de complemento feita ao Estado, pedi a minha equipe um esforço para apertar o orçamento e remanejar recursos de várias secretarias a fim de ampararmos essas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, declara o prefeito Mano.
 
O projeto vai tramitar em caráter de urgência no Legislativo para autorizar os remanejamentos das verbas e assim garantir que os pagamentos sejam efetuados no menor prazo possível. A proposta do Executivo Municipal segue os mesmos critérios adotados pela Lei Estadual 17.811 e atende a pessoas em situação de extrema pobreza, desabrigados, desalojados ou que tiveram perdas materiais essenciais causadas pelos temporais. Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, além de comprovar residência no município e os danos sofridos.
 
No mês de junho deste ano, a Prefeitura do Jaboatão criou o Auxílio Emergencial Municipal para beneficiar as 375 famílias que foram alojadas nos abrigos oficiais e todos os pagamentos foram concluídos. O projeto encaminhado à Câmara Municipal visa alterar a lei para incluir os 706 cadastrados que aguardavam o benefício por parte do Estado.
 
Auxílio Moradia
 
Além dos auxílios emergenciais que já foram pagos, a Prefeitura do Jaboatão ampliou, no pagamento deste mês, os repasses do Auxílio-Moradia para mais 129 famílias que tiveram suas casas interditadas. Paralelamente a isso, a gestão municipal encaminhou ao Governo Federal a solicitação para a construção de 308 unidades habitacionais em áreas que não sejam de risco. O pedido está sendo avaliado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

5 comentários:

  1. Eu não receber, fiz o cadastro,até agora nada. Meu card único, válido setembro 2023. Minha casa encheu de água da cheia,perdir quase tudo. Até hoje,estou doente e revoltada com esse governo do Bolsonaro. Só Jesus na causa e em nossas vidas. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Espero receber, tenho que rebocar minhas paredes da casa

    ResponderExcluir
  3. Moro no conj. Brasil novo muribeca. Jaboatão dos Guararapes.

    ResponderExcluir
  4. É o nosso direito receber os 1500 reais. Esse começo vai dar outra pior já ando nervosa sem dormir,choveu fico logo com medo. Que pior venha acontecer de novo. Isso foi injustiça não pagarem todas pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas cheia e não ter direito, foi à pior sacanagem,na vida de todos.

    ResponderExcluir
  5. Tenho a esperança, de um dia receber esses 1.500 reais, quebrar o galho, mais não pagar nosso prejuízo. Deus está no controle de tudo. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir