quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Jaboatão implanta sistema inteligente de prevenção a desastres em áreas de encostas e alagados, utilizando App que emite alerta via celular

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Moradores do Jaboatão dos Guararapes vão contar com um sistema inteligente de prevenção de desastres, ainda neste mês. Uma Estação de Dados Hidro/Sísmico/Meteorológica passará a monitorar áreas de risco de deslizamento de terra e alagamentos no município, com acompanhamento em tempo real não apenas pela Defesa Civil do Jaboatão, mas também por todas as pessoas interessadas. Por meio de aplicativo, a população terá uma ferramenta de alerta e de informação na palma da mão, para enfrentar o próximo inverno. O sistema foi desenvolvido pela startup Porang e Universidade de Pernambuco, núcleo de Caruaru, com financiamento de R$ 597 mil da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).


Na próxima semana, a equipe envolvida no projeto visitará diversas áreas, para escolher os locais de instalação dos sensores. “Por meio da Inteligência Artificial e Internet das Coisas (lot) conseguimos estruturar um sistema sob medida para Jaboatão. Já alimentamos nossa base de dados com informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e agora vamos identificar, junto com a Defesa Civil, os pontos onde instalaremos dez torres, cada uma com 50 sensores”, salienta Jorge Orengo, CEO da Porang, em reunião com o prefeito Mano Medeiros e equipe, nesta quarta-feira.



Segundo Jorge, os sensores atingem três níveis de solo e alcançam até 5 quilômetros de extensão. “Eles medem a permeabilidade da água, a temperatura e a umidade, identificando movimentações de massa e até barulho de vazamento de água (em caso de um cano estourado). Com isso, é possível alertar a população para sair de casa, com antecedência mínima de duas horas, mas futuramente queremos ampliar para até seis horas de antecipação do alerta”, informa. O professor da UPE de Caruaru Fernando Pontual, que atuou junto com Jorge no desenvolvimento do sistema, complementa: “O alerta já pode estabelecer para qual abrigo as pessoas devem se dirigir e a melhor rota a seguir”.

 

“Nosso maior objetivo é salvar vidas e a informação antecipada tanto para nós quanto para a população vai contribuir muito para isso, sobretudo porque chegará antes do inverno”, destaca o prefeito Mano. “Esse sistema vem complementar as várias frentes em  que estamos atuando para enfrentar o inverno. São obras de contenção, de drenagem e pavimentação, urbanização e ações educativas de prevenção. É importante que a população colabore, seguindo nossos alertas e evitando permanecer nas áreas de risco, em momentos críticos”.

 

O sistema vem com uma sala de informação, onde a prefeitura poderá repassar uma série de informações aos moradores e à imprensa em geral. E também poderá ter novas soluções incorporadas, futuramente. Assim que a Estação estiver funcionando, o app será disponibilizado para a população baixá-lo e começar a utilizá-lo. Em caso de alerta, o usuário receberá notificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário