domingo, 21 de maio de 2023

Ataques com perfis falsos atingem o perfil do prefeito de Jaboatão

Na tarde deste sábado, o perfil oficial do prefeito de Jaboatão Mano Medeiros, foi alvo de um ataque cibernético perpetrado por perfis falsos, que proferiram xingamentos e ofensas ao gestor da cidade. O ataque aparenta ter sido orquestrado, considerando a quantidade de postagens simultâneas e a natureza coordenada das mensagens difamatórias.

Foto: Perfil Falso

As autoridades brasileiras, em colaboração com a Delegacia de Crimes Cibernéticos, já estão aptas a rastrear os ips dos telefones utilizados para logar nessas contas. A identificação dos responsáveis por trás dos perfis falsos se torna cada vez mais próxima, o que pode levar à punição dos envolvidos.

Os crimes cibernéticos têm sido uma preocupação crescente, e as autoridades estão empenhadas em combatê-los. A Delegacia de Crimes Cibernéticos, em conjunto com a justiça brasileira, tem intensificado os esforços para coibir esse tipo de ação e responsabilizar os envolvidos. Os ataques realizados por perfis falsos são passíveis de punição, uma vez que configuram difamação, calúnia e outros delitos virtuais.

A população também desempenha um papel fundamental no combate aos crimes cibernéticos. É importante que todos estejam atentos a práticas seguras na internet, como não compartilhar informações pessoais indiscriminadamente e denunciar qualquer comportamento suspeito ou ofensivo nas redes sociais. Somente com a conscientização coletiva e ações conjuntas será possível construir um ambiente virtual mais seguro e saudável.

Hoje é facilmente encontrado na internet sistemas pagos para “unificar” contas falsas e proferirem ataques a perfis indicados. A Polícia Federal já identificou e tirou do ar algumas dessas páginas.

Parece que a eleição já começou em Jaboatão dos Guararapes. As redes sociais do prefeito Mano Medeiros – provável candidato do PL – está sendo bombardeada por falsos moradores do município. O curioso é que são perfis de vários estados. Brasília, Salvador, Minas Gerais, São Paulo. Alguns com zero seguidores. Se já jogam baixo agora, já podemos imaginar quando estivermos próximos à eleição.

A equipe que administra a rede social do prefeito agiu rápido identificando os perfis e excluindo os comentários ofensivos.

Em tempo – Quem será que está por trás disso ? Ganha um doce quem acertar.



Fonte: Hoje Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário