quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Com operação “Volta às Aulas” Detran-PE reforça educação de trânsito

Atravessar na faixa, não estacionar em fila dupla, respeitar o pedestre e obedecer os limites de velocidade foram alguns dos pontos abordados durante a operação Volta às Aulas, realizada hoje (2), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nas imediações de escolas localizadas em pontos com grande fluxo de veículos. A primeira atividade ocorreu nos colégios Marista São Luis/Damas, Agnes, Vera Cruz, nas Graças; no Santa Maria e Santos Dumont/Brigadeiro Eduardo Gomes, em Boa Viagem; e no Saber Viver, no Espinheiro. A programação atinge educandários das redes pública e privada da cidade do Recife, com distribuição de material educativo, jingle, peças publicitárias e a animação da Turma do Fom-Fom, palhaços que trabalham a educação para o trânsito.

A cada parada de semáforo, educadores do Detran e a Turma do Fom-Fom tomavam conta da faixa de pedestre para alertar sobre a necessidade de respeitar o espaço. Usando música como pano de fundo, falando sobre respeito às leis de trânsito, prevenção e segurança, destacando que “Segurança é a chave”, levaram informação e forma descontraída. Os estudantes que passavam na área, além de ficarem atentos para o uso da faixa, receberam cadernos instrutivos com joguinhos, dicas e exercícios sobre trânsito e segurança.

O propósito do Detran-PE é ampliar as ações educativas junto à sociedade, além de estar presente no cotidiano da população. As atividades, coordenadas pela Superintendência de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do órgão, incluíram farto material de divulgação e jingle exclusivo para a ação, que foi realizada em dois turnos: o primeiro das 6h30 às 8h30, e o segundo das 11h30 às 13h30. “Levando informação para as crianças e jovens, ajudamos a criar mais consciência para o trânsito e multiplicar para os pais e familiares”, esclarece o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira.


A iniciativa reforça as medidas já desenvolvidas pelo órgão, que garantem maior alcance da conscientização para a educação de trânsito. A operação traz mais visibilidade para a questão com peças dispostas em pontos de grande visibilidade e placas-pirulitos gigantes, além de mochilas-pirulitos acompanhadas com caixa de som, repassando o jingle. O diretor-geral do órgão, André Trajano, reforça que a função do Detran-PE é garantir um trânsito mais humano para todos.

A programação de Volta às aulas prossegue nesta quinta (3) e sexta (4), nos bairros do Rosarinho, Madalena, Casa Forte e Jaqueira. Além da turma do Fom-Fom, técnicos da Educação de Trânsito do Detran-PE e agentes da Diretoria de Fiscalização, responsáveis pelo disciplinamento da circulação de veículos no entorno da ação, integram a operação.

Um comentário:

  1. Quero ver quando que os orgãos de trânsito vão fazer uma camapnha para conscientizar os condutores lentos que insistem em ficar á esquerda das rodovias!

    ResponderExcluir