sábado, 19 de novembro de 2022

Black Friday: Saiba como realizar compras online com segurança

 

Foto - Pixabay

A data mais esperada para realizar aquela compra tão desejado está chegando. A Black Friday, conhecida em todo o mundo, é realizada na 4° sexta-feira do mês de novembro, posterior ao Dia de Ação de Graças, feriado tradicional nos Estados Unidos. Os grandes varejistas, e até pequenas lojas, aproveitam essa data para lançar descontos em seus produtos que podem chegar a 80%, aquecendo a economia durante o final do ano.

Mas é preciso estar atento. Todos os anos, muitos consumidores se queixam de alterações nos preços dos produtos nas semanas que antecedem a Black Friday, colocando assim, um “falso desconto” nos produtos, e em casos mais graves, dados pessoais são roubados na internet, como explica o advogado e professor da Faculdade Nova Roma, Bruno Xavier:

“Deve-se alertar também para os vários anúncios com os quais os consumidores se deparam neste período. Nem todos são confiáveis e, muitos, não deveriam nem ser clicados.”, explica o professor.

É importante para o consumidor, que busca aproveitar os descontos da Black Friday, monitorar os preços dos produtos, principalmente nos dias que antecedem a data, se atentar a preços muito abaixo da média, e também, nos anúncios que são divulgados. É comum que sites não oficiais utilizem dessa estratégia para roubar os dados de quem está acessando. Bruno Xavier também faz um alerta: “O consumidor nunca deve acessar um site ou aplicativo de compra através de links de redes sociais. Verificado o anúncio de um produto ou serviço, deve-se procurar por ele no próprio site ou aplicativo da loja”.

 

Segurança

Em compras online, as formas de pagamento mais utilizadas são feitas por transações, seja por meio de cartão de crédito ou através da nova forma de pagamento, o PIX. Para esses meios, a facilidade de acompanhamento da compra e até de cancelamento tornou a compras online durante a Black Friday mais fáceis e seguras, além de ganhar mais um aliado. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma ferramenta criada pelo Banco Central para que faz pagamentos via PIX. A vítima de fraude registra uma reclamação na sua instituição financeira, que entra em contato com o banco do fraudador e, juntas, analisam a situação em até 7 dias.

 

Devolução rápida e prática

Segundo o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor, em caso de recebimento de um produto danificado, em compras feitas presencialmente ou pela internet, o consumidor deverá reclamar do defeito no prazo de 90 dias (produtos duráveis) e 30 dias (produtos não duráveis). Nas compras feitas exclusivamente pela internet, mesmo que o produto esteja em perfeito estado ou não seja enviado errado, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até 7 dias a contar do ato do recebimento sem qualquer justo motivo.

No caso de dúvidas ou denúncias, os órgãos de defesa do consumidor podem ser procurados dentro das esferas existentes: criminal (na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor - Decon), civil (para reparação de eventuais danos e perdas) e administrativa (reclamações no Procon com a possibilidade de aplicação de multa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário